Início do conteúdo

César Custódio apoia criação do Centro Dia para idosos


Publicada em 19/01/2011 17:48

César Custódio apoia criação do Centro Dia para idosos
Intenção é criar um local em que o idoso possa passar o dia e voltar para a família à noite
 
O vereador César Custódio (PPS) defende a iniciativa do Conselho Municipal do Idoso de que seja criado o Centro Dia para os Idosos no município de Ipatinga. O assunto foi levantado durante a reunião do Fórum Local, nesta terça-feira, 19/01, em Coronel Fabriciano.
 
 A reunião foi para discussão e avaliação das propostas para preparação das Conferências Municipais e da 1º Conferência Regional do Idoso, que deverão acontecer até abril de 2011.
 
O Centro Dia funcionaria como uma espécie de creche para os idosos, onde eles passariam o dia em atividades e recebendo todos os cuidados necessários, retornando ao convívio de seus familiares ao final da tarde.
 
Segundo alguns dos participantes, isso melhoraria muito a qualidade de vida dos usuários desse novo sistema. “Acredito que este seria um ótimo modelo, porque dá aos idosos a oportunidade de se relacionarem com seus familiares”, ressaltou o vereador César.
 
Jadir Alves de Oliveira, presidente do Conselho Municipal dos Idosos, ressaltou durante a reunião que as instituições que abrigam idosos estão lotadas e a demanda por vagas nos asilos são muito grandes.
 
“Existem pessoas que não teriam a necessidade de estar em regime de internato nos asilos, porque têm famílias que só não poderiam ficar com eles no período do dia, pois trabalham, e no Centro Dia não seriam rompidos os laços familiares”, disse Oliveira.
 
Durante o evento, destacou-se também que será criado em Ipatinga o “Curso de Cuidador de Idoso”, por meio de uma parceria entre o Governo Estadual e Senac Vale do Aço. O curso, que deverá ser ministrado a partir de julho de 2011, pretende oficializar o trabalho daqueles que cuidam no dia a dia dos idosos, trazendo mais qualidade de vida, além de padronizar o ofício. Os Cuidadores receberam o curso gratuitamente.
 
Outros benefícios destacados, com relação aos profissionais que receberão o curso, são o acompanhamento e a ajuda através dos conhecimentos adquiridos durante o curso para a diminuição de algumas doenças que afetam os pacientes idosos.
Início do rodapé