Início do conteúdo

Creches poderão ganhar atendimento do PSF


Publicada em 21/01/2011 16:37

 
Creches e instituições de Ipatinga poderão ganhar, em breve, atendimento do Programa Saúde da Família (PSF). A proposta está sendo discutida pelo presidente da Câmara de Ipatinga, vereador Nardyello Rocha (PMDB), com profissionais de creches e da Secretaria de Saúde, nesta sexta feira, 21.
O presidente se reuniu com a secretária municipal de Saúde, Eliane Medeiros, com a diretora do Departamento de Atenção à Saúde (DEASA), Ilrisnett de Souza Rezende, com a técnica do programa saúde da criança e adolescente, Bruna Almeida Paiva de Souza, com a assessora jurídica da secretaria de Saúde, Thyare Corbett e com a vice-diretora do Centro de Convivência Maria Maria, Vanda Lúcia Patrocínio Oliveira.
Na ocasião, o parlamentar explicou por que surgiu a proposta de criar um projeto de lei que assegure o atendimento.
“Eu fui procurado pela Vanda, que manifestou sua preocupação e interesse em oferecer o atendimento à saúde através do PSF nas creches e instituições”, disse Nardyello.
De acordo com Nardyello, a melhor maneira de desenvolver esse trabalho é assegurando através de lei para garantir sua continuidade.
“Por isso eu me dispus imediatamente a discutir o projeto, pois se trata de algo fundamental para crianças, idosos e quem for usuário dos serviços prestados por essas instituições. Se criarmos uma lei, independentemente de quem esteja no comando do Executivo ou da secretaria de Saúde, eles serão obrigados a prestar o atendimento de saúde nos locais de funcionamento das instituições”, explicou o vereador.
Nardyello lembra as dificuldades dos pais que precisam colocar seus filhos em creches.
“As crianças ficam praticamente o dia todo na creche, porque seus pais precisam trabalhar; é possível ver a dificuldade que eles têm com o tempo. Fica difícil essa criança ter sua saúde assistida”, observou.
Vanda Lúcia trabalha com creches há 13 anos. Ela conta que sempre teve dificuldades para levar as crianças ao posto de saúde.
“Não é uma atribuição nossa, mas às vezes acaba sendo, porque os pais não têm como fazer. Se conseguirmos trazer o PSF para as creches, será um ganho para todas as crianças”, disse Vanda.
Início do rodapé