Projeto cria medidas de proteção à saúde
Publicada em 01/02/2011 17:50
O Projeto de Lei 04/2011 proíbe profissionais de saúde que atuam no município de Ipatinga de utilizarem qualquer equipamento de proteção individual fora do ambiente de trabalho.
De autoria do presidente da Câmara de Ipatinga, vereador Nardyello Rocha (PMDB), o projeto cria uma medida de conscientização de proteção à saúde.
De acordo com Nardyello, os profissionais de saúde ficarão proibidos de circular, fora do ambiente hospitalar, utilizando equipamento de proteção individual como jalecos, aventais e qualquer outra vestimenta utilizada para o desempenho de seu trabalho.
“Faz parte de nossa rotina, principalmente em Ipatinga, onde muitos cursos relacionados à saúde são oferecidos, deparar com profissionais ou estudantes da área transitando em locais públicos usando equipamentos de proteção individual”, disse Nardyello.
Ainda conforme o vereador, “são hábitos aparentemente inocentes, mas que podem causar grandes problemas com contaminação de microorganismos, já que essas pessoas podem transportar em suas vestimentas agentes nocivos”, pontua.
Nardyello explica que já ouviu queixas, inclusive de profissionais de saúde, e que esse assunto tem sido abordado em matérias jornalísticas.
“Estamos atentos à questão e vimos a necessidade de criar o projeto de lei. Queremos desenvolver a consciência dos estudantes e profissionais de saúde e garantir a proteção da população”, finaliza Nardyello.
O projeto tramita na Câmara e deverá ser votado na próxima reunião ordinária.