Câmara Mirim de Ipatinga vira modelo para projeto em Viçosa
Publicada em 07/02/2011 17:44
Criada em 2007, a Câmara Mirim de Ipatinga vai servir de modelo para um projeto idêntico a ser implantado em Viçosa.
A intenção dos vereadores desse município da Zona da Mata mineira é abrir um espaço para os jovens e adolescentes exercerem a cidadania e apresentarem propostas para o desenvolvimento da cidade, a exemplo do que existe em Ipatinga há quase cinco anos.
O presidente da Câmara Municipal de Viçosa, João Batista Teixeira, esteve nesta segunda-feira (07/02) na Câmara de Ipatinga e acompanhou uma reunião ordinária dos vereadores mirins, juntamente com o diretor-geral José Adilson e a chefe de Apoio Parlamentar, Ana Lúcia Gouveia.
Eles conheceram o projeto e elogiaram o nível das discussões promovidas pelos estudantes do ensino médio.
Autor do projeto que criou a Câmara Mirim, o presidente da Câmara Municipal de Ipatinga, Nardyello Rocha, falou do seu orgulho com a atuação dos vereadores mirins e de saber que essa experiência está sendo compartilhada com outros municípios.
A Câmara Mirim de Ipatinga é considerada a maior do Brasil, com suas eleições mobilizando todas as escolas públicas e particulares e aproximadamente 15 mil estudantes.
De acordo com Nardyello Rocha, a Câmara Mirim é um espaço da cidadania e, como tal, tem levantado questões importantes para o desenvolvimento econômico e social da cidade.
“É gratificante saber que a nossa juventude é participativa, que se empenha em ajudar a transformar a nossa realidade. Como vereadores mirins, esses jovens têm dado uma grande contribuição para o Município”, destacou Nardyello.
PALESTRA
A reunião ordinária desta segunda-feira teve a participação de professores e alunos das escolas Eríco Veríssimo (particular), do Iguaçu, e João Reis (municipal), do Limoeiro.
Foram apresentadas 14 Indicações, tratando de questões como reforma de escolas e melhoria na infraestrutura e, ao final, foi realizada uma palestra sobre “Abuso e exploração sexual”, com a psicóloga Maria Elisa, o advogado Leonardo Rodrigues e a militante social Ione de Morais Tofanelli.
Durante a palestra, que faz parte da programação de reuniões da Câmara Mirim, os três especialistas em direitos das crianças e adolescentes falaram sobre o aumento dos casos de violência sexual e alertaram os participantes sobre como prevenirem ataques dessa natureza.
Eles constataram que a violência sexual ocorre principalmente no meio familiar, o que exige uma vigilância atenta de pais e responsáveis. Mas o principal, conforme Maria Elisa, é ter coragem de denunciar os casos de abusos.