Câmara concederá reajuste de 7,46% a seus servidores
Publicada em 17/02/2011 16:48
Será a primeira vez, em 45 anos, que a Mesa dará reajuste em separado da PMI, com bases nas perdas do INPC
A Mesa Diretora anunciou, na tarde desta quinta-feira (17/02), que irá conceder aos servidores do Legislativo um reajuste de 7,46% baseado nos índices de perdas da inflação.
Esse cálculo tem como base o período de janeiro de 2010 a janeiro de 2011. Essa iniciativa está prevista na Constituição, que permite que anualmente os salários sejam revistos e recompostos tendo como base o índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
É a primeira vez, em seus 45 anos de história, que a Mesa Diretora concede um reajuste em separado da Prefeitura Municipal. Em anos anteriores, a Câmara só acompanhava ou não os percentuais concedidos pelo Executivo.
O presidente da Câmara, Nardyello Rocha, explica que “é justo que os servidores recebam suas perdas. Caso o governo dê percentual maior, iremos ajustar o índice, caso contrário, o servidor da Câmara não fica prejudicado”, disse.
Ele esclareceu que a situação das duas Casas é muito diferente. A Câmara tem independência fiscal e autonomia e, de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o limite prudencial da folha de pagamento pode ir até 5,7%. Atualmente, os gastos com ativo e inativo significam 2,54%.
“Temos folga e isso é fruto de uma gestão de choque, de economia com os cofres públicos, de responsabilidade e solidariedade com o servidor”, frisou Nardyello.
A representante dos servidores, contadora Mônica Jacob, disse que “esta atitude inédita valoriza os servidores e só temos a elogiar a Mesa, na pessoa do presidente Nardyello, por mais esse benefício aos 190 ativos e 21 inativos”.
Mais Mudanças
Outra alteração na Câmara será a instalação de relógios de ponto biométrico. Os relógios funcionarão de maneira experimental, até para casos isolados, a exemplo da situação funcional dos motoristas, que viajam em caráter oficial e nem sempre estão na instituição.
Mônica explica que os servidores veem a instalação do ponto biométrico com naturalidade.
“Em pleno século XXI, com o avanço da tecnologia, é inevitável que a instituição se adeque às novas tecnologias. Continuar controlando registro de ponto por meio de papel é incoerente com a modernidade que a instituição vem buscando ao longo dos anos, haja vista a certificação da ISO 9001/2008. Inclusive, a Câmara já está postulando a certificação da ISO 14.000”, disse a representante dos servidores.
São integrantes da Mesa Diretora: Nardyello Rocha (presidente), Agnaldo Bicalho (Vice-presidente), Nilson Lucas (1° secretário) e Roberto Carlos (2° secretário).