Início do conteúdo

Orientação sobre DPVAT deverá ser afixada em locais de atendimento público


Publicada em 21/02/2011 17:53

Orientação sobre DPVAT deverá ser afixada em locais de atendimento público
 
O Projeto de Lei 13/2011, de autoria do presidente da Câmara de Ipatinga, vereador Nardyello Rocha (PMDB), obriga a afixação de cartaz orientador sobre cobertura do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores em Via Terrestre (DPVAT) em estabelecimentos públicos ou privados.
O projeto foi aprovado em primeira votação na Reunião Ordinária desta segunda-feira (21/02).
Todos os estabelecimentos públicos ou privados que atendam situações envolvendo vítimas de mortes ou lesões corporais decorrentes de acidentes de trânsito com veículos automotores em via terrestre ficam obrigados a afixar, em local visível de atendimento ao público, cartaz informativo contendo orientações sobre as coberturas oferecidas pelo DPVAT.
O projeto prevê a afixação de cartaz em hospitais, funerárias, pronto-socorros, Institutos Médicos Legais, delegacias, clínicas que atendam traumatologias decorrentes de acidentes de trânsito e cartórios de registro civil.
Os cartazes deverão conter o número de telefone disponibilizado pela Federação Nacional dos Seguros Privados e de Capitalização (FENASEG) para orientações sobre o DPVAT.
O vereador Nardyello explica que o pedido de indenização do seguro obrigatório deve ser feito através de seguradoras. Basta ao interessado escolher a que é de sua preferência.
“Infelizmente, o que temos visto é que pessoas deixam de receber o seguro por falta de informação, ou ainda porque são ludibriados por pessoas de má-fé quando na tentativa de receber o auxilio”, comentou o vereador.
Para o parlamentar, é preciso socializar as informações de pedido de indenização do DPVAT.
“Este é o propósito do projeto que apresentei. Garantir o acesso a informações e, ainda, que as pessoas consigam receber o que lhes é direito”, concluiu.
DPVAT
O Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automores de Via Terrestre, também conhecido como Seguro Obrigatório, foi criado pela Lei Federal 6.194, de 19 de dezembro de 1974. O objetivo é garantir às vítimas de acidentes, causados por veículos ou por suas cargas, indenizações em caso de morte e invalidez permanente, além do reembolso de despesas médicas.
As indenizações são pagas independentemente da apuração de culpa, da identificação do veículo ou de outras apurações, desde que haja vítima.
Início do rodapé