Início do conteúdo

Site da Câmara dos Deputados destaca Câmara Mirim de Ipatinga


Publicada em 25/02/2011 14:15

Site da Câmara dos Deputados destaca Câmara Mirim de Ipatinga
A experiência da Câmara Mirim de Ipatinga foi, mais uma vez, destacada como pioneira no País pela Câmara dos Deputados. O projeto ipatinguense, criado em 2007 por iniciativa do vereador Nardyello Rocha (PMDB), atual presidente da Câmara Municipal, foi tema de uma reportagem publicada no site “Plenarinho” (www.plenarinho.gov.br), da Câmara dos Deputados, e apresentado como um modelo de “escola de cidadania”.
 

Site da Câmara dos Deputados denominado Plenarinho 
 
“Você acha que política é coisa só de gente grande? Nem sempre. Ela também pode ser um assunto de crianças e adolescentes.” Com essa frase, o Plenarinho apresenta outras experiências de Câmaras Mirins no Brasil, citando a de Ipatinga como a mais antiga do País e e como um exemplo de “experiência positiva de inclusão cidadã de jovens”.
 
O site da Câmara dos Deputados destaca que o trabalho da Câmara Mirim tem rendido bons frutos para Ipatinga. “Com a conscientização sobre o papel do Legislativo e as necessidades da população, os vereadores mirins têm contribuído para a criação de novas leis que visam à melhoria da qualidade de vida da população”, ressalta a publicação, que pode ser conferida, na integra, no endereço eletrônico http://www.plenarinho.gov.br/cidadania/Reportagens_publicadas/camara-mirim-uma-escola-de-cidadania.
 

Câmara Mirim de Ipatinga foi destaque em reportagem produzida 
 
LEIS
 
Entre os projetos originários da Câmara Mirim que viraram leis em Ipatinga, o site Plenarinho cita o que proíbe que ferros-velhos exponham produtos nas calçadas e vias públicas, de autoria da ex-vereadora mirim Fernanda Hermsdorf de Oliveira, do primeiro mandato da primeira legislatura, e o que proíbe o uso de sacolas plásticas nos estabelecimentos comerciais de Ipatinga, de autoria de Izabella Cristina Pimenta Rocha, vereadora mirim também do primeiro mandato da primeira legislatura.
 
Na Câmara de Mirim, como observa o “Plenarinho”, as escolas funcionam como partidos, e elegem pelo menos um representante. Na última eleição, em setembro de 2009, por exemplo, quase 14 mil estudantes, de 39 escolas ipatinguenses, participaram do processo democrático de escolha dos 52 novos vereadores mirins, cuja legislatura termina em setembro de 2011.
 
Merece destaque também o fato de as eleições da Câmara Mirim de Ipatinga serem realizadas por meio de urnas eletrônicas, numa parceria com o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG). Para o “Plenarinho”, os vereadores mirins ipatinguenses “não apenas se aproximam dos conceitos de cidadania e democracia, como vivenciam, na prática, o que é fazer política”.
 
BONS EXEMPLOS
 
Conforme a publicação da Câmara dos Deputados, a Câmara Mirim de Ipatinga tem contribuído com exemplos de bons projetos, como o que criou a Lei nº 2.496/2008, que proíbe a venda e o consumo de bebida alcoólica num raio de até 300 metros de distância de qualquer escola, apresentada em outubro de 2008 pelos 13 vereadores mirins do segundo mandato da primeira legislatura.
 
“Em Ipatinga, poucos sabem de onde surgiu a proibição para utilização de sacolas plásticas pelos estabelecimentos comerciais da cidade. E de onde surgiu a lei que proíbe o uso de telefones celulares em salas de aula da rede municipal de ensino? A resposta é simples. Essas e outras leis ipatinguenses surgiram por iniciativa da Câmara Mirim de Ipatinga”, elogia o site Plenarinho.
 
SITE
 
O site “Plenarinho” é um instrumento da Câmara dos Deputados para incentivar o envolvimento das crianças com a política e a democracia. Atualmente, o Brasil conta com mais de 100 Câmaras Mirins, com maior concentração no Sul e em Minas Gerais. Trata-se de um espaço, conforme a Câmara dos Deputados, onde os jovens, muito antes de atingirem a idade legal para exercer seu direito de votar e ser votado, já exercitam a cidadania, participando ativamente da elaboração, discussão e aprovação de leis de interesse da comunidade.
 
Início do rodapé