Início do conteúdo

Câmara de Ipatinga implanta gestão de metas e auditoria preventiva


Publicada em 10/03/2011 17:27

Câmara de Ipatinga implanta gestão de metas e auditoria preventiva
A Câmara de Vereadores de Ipatinga passa a contar com auditoria preventiva. Ao fazer o anúncio, o presidente da Câmara, vereador Nardyello Rocha (PMDB), diz que é impossível fazer gestão sem auditoria.
“Sei que isso incomoda muitos gestores, pois ninguém gosta de ter seus erros apontados, mas só assim podemos corrigir o que precisa e permitir que o serviço público cresça e aproxime-se do erro zero”, diz Nardyello.
Em uma reunião do presidente da Câmara com profissionais da CMI e da empresa Libertas, traçaram-se diretrizes para a execução da auditoria.
Nardyello destacou que atualmente a Câmara possui o certificado Iso 9001 e que já está buscando outras duas certificações.
“Acredito que as certificações também passam por essa busca na qualidade de nosso serviço”, pontua o parlamentar.
Além da auditoria, a Libertas também vai promover um ciclo de palestras e estudos em administração pública. Conforme Nardyello, os cursos serão abertos aos servidores da Câmara e também da Prefeitura, caso se interessem em participar.
O primeiro curso terá como tema “Compras e licitações” e acontecerá no inicio do mês de abril.
Para Nardyello, os cursos periódicos são fundamentais para a reciclagem e novos aprendizados dos servidores.
“Essa forma de gestão é imprescindível para alcançarmos nossas metas. Até o primeiro trimestre de 2012, queremos conseguir três certificações: Iso 9001, que já possuímos, Iso 14001, que trata da responsabilidade ambiental, e SA 8000:2008, que trata da responsabilidade social. Trabalhamos com uma gestão de metas”, declara o presidente da CMI.
Empresa
O grupo Libertas, responsável pela auditoria, está no mercado há 15 anos e já atendeu a mais de 300 municípios.
O diretor do grupo, Miguel Augusto Barbosa Dianese, esclareceu que a auditoria é um mecanismo externo de boa prática de governança pública.
“A auditoria representa um olhar distinto do controle interno. Ao contratar uma auditoria, significa que o gestor público está preocupado não apenas com seus interesses, mas com o interesse público, pois quando houver algum erro será apresentado para corrigir as ocorrências”, observa Miguel.
Início do rodapé