Câmara inicia busca por duas novas certificações
Publicada em 29/03/2011 17:28
Após certificação de qualidade, Legislativo ipatinguense busca processos que fazem da instituição exemplo de lugar cidadão
Depois da certificação de sistema de gestão da qualidade, a Câmara de Ipatinga está buscando duas novas certificações: uma de responsabilidade social (SA 8000) e outra de responsabilidade ambiental (IS0 14001). O passo inicial foi dado nesta terça-feira (29/03), quando três servidores efetivos da instituição e o superintendente da Câmara Municipal, Lúcio Aguiar, estiveram em Barueri/SP, cidade que possui uma Câmara Municipal referência nas certificações de qualidade e responsabilidade sócio-ambiental.
Em busca de soluções que minimizem impactos ambientais, vários projetos foram apresentados por servidores de Barueri, bem como o projeto em busca da certificação foi explicado pelo coordenador de Qualidade de Barueri, Getes Azevedo.
“É importante que Ipatinga dê esse passo. A Câmara de Barueri foi a primeira do país a ser certificada em qualidade. Até então, esse tipo de certificação era mais comum na iniciativa privada, mas nós, servidores públicos, temos que dar o exemplo e sair na frente na adoção de medidas que zelem pelo meio ambiente”, disse Getes.
“Quando fui presidente pela primeira vez, trabalhamos em prol da certificação de qualidade. Agora, darei todo o suporte necessário para que o legislativo ipatinguense obtenha mais esses dois selos tão importantes”, disse o presidente da Câmara de Ipatinga, Nardyello Rocha (PMDB).
Ele ainda reiterou que os impactos ambientais, cada dia mais presentes no mundo, e a campanha da fraternidade, cujo tema é ligado ao meio ambiente, “é um chamamento claro de que está na hora de cada um de nós cuidarmos de sua parte no planeta. Eu, como gestor, não poderia fazer diferente e, por isso mesmo, vamos tratar de implantar uma certificação que minimizará os impactos ambientais causados pela instituição, a exemplo do consumo de papel, água, luz, dentre outros aspectos”, frisou Nardyello.
Já a certificação de responsabilidade social é um comprometimento da organização com todos os agentes que se relacionam direta ou indiretamente com ela, a exemplo dos próprios servidores, fornecedores e a comunidade em geral.
Na prática, isso quer dizer que esse selo demonstrará a preocupação da Câmara com saúde e segurança. Em termos práticos, podemos exemplificar que o Legislativo estará comprometido com a saúde e a segurança de seus servidores.
Já para os fornecedores, haverá observância das empresas contratadas que também se responsabilizem socialmente por seus funcionários.