Início do conteúdo

Vereadores da Câmara Mirim tomam posse no dia 04 de abril


Publicada em 01/04/2011 16:39

Vereadores da Câmara Mirim tomam posse no dia 04 de abril

 Projeto visa aproximar os estudantes do trabalho legislativo

 

Na próxima segunda-feira, 04 de abril, será realizada a posse dos vereadores mirins do quarto mandato, segunda legislatura. A cerimônia ocorrerá na Câmara Municipal de Ipatinga, às 14h.

 

Os novos vereadores mirins foram eleitos em setembro do ano passado, quando também houve o sorteio da ordem dos quatro mandatos que integram a legislatura, que tem seis meses de duração cada.

 

De acordo com a Coordenadora da Câmara Mirim, Elza Vieira, o Projeto tem como objetivo fazer com que os alunos conheçam o trabalho legislativo e exerçam a cidadania: “O Câmara Mirim, projeto do Presidente Nardyello Rocha, envolve todas as escolas públicas e privadas do Município e visa aproximar e incentivar os jovens a participar da política da cidade”.

Elza ressalta ainda o sucesso da iniciativa: “Os vereadores mirins já tiveram nove leis sancionadas. Eles fizeram os Projetos de Lei, votaram e obtiveram sucesso com os vereadores adultos e o prefeito da cidade.” A coordenadora destaca as leis que obrigam a execução do Hino Nacional em partidas no Ipatingão e o uso de sacolas biodegradáveis em supermercados da cidade.

 

O estudante André Felipe, 12 anos, estuda na E. M. Nelcina Rosa de Jesus e vai exercer seu segundo mandato na Câmara Mirim. “Fui vereador na primeira legislatura; me candidatei de novo porque pedi muitas coisas que foram atendidas pelo Executivo. Um exemplo está sendo a reforma do Centro Esportivo e Cultural 7 de Outubro, e isso me incentivou a tentar de novo.”

 

André conta também que ainda não sabe se vai se candidatar na próxima eleição. “Não sei o que vou fazer. Acho importante dar oportunidade para outros alunos que tenham interesse em participar do Projeto, mas não me decidi ainda.”

 

Na última sexta-feira, 01 de abril, os vereadores mirins do quarto mandato receberam um treinamento com instruções e informações sobre o funcionamento do Legislativo. “O treinamento é um primeiro contato com a Câmara. Nesse momento, eles recebem uma cartilha sobre o Poder Legislativo, uma cópia do Regimento Interno e outras informações, como o compromisso deles com suas escolas e com a cidade” diz Elza. Além disso, os vereadores aproveitaram para discutir a formação da futura Mesa Diretora, que será eleita no dia da posse.

 

Guilherme de Paula, 15 anos, é aluno da E. E. Laura Xavier e pretende ser o Presidente da Câmara Mirim. “Muitas pessoas falam que tenho vocação para a liderança. Sempre desejei me envolver com o meio político, por isso me interessei em ser candidato e agora quero ser o Presidente da Casa” fala o vereador.

 

 
Guilherme, Júlia e André

 

Júlia Marques, estudante da E. E. Dom Helvécio, aprovou o treinamento. “Foi muito importante para eu conhecer o trabalho que vamos realizar. Não sabia que havia mesa diretora e nem votações no Plenário” diz.

 

As eleições ocorrem a cada dois anos e elegem 52 vereadores. Dentre os eleitos, serão sorteados os que vão ocupar os quatro mandatos da terceira legislatura. “A próxima eleição do Câmara Mirim será em setembro. A partir de maio, começaremos o trabalho de divulgação do Projeto nas escolas. O aluno que desejar participar deve procurar a direção da escola em que estuda” diz Elza Vieira.

Início do rodapé