Início do conteúdo

Câmara inicia processo eleitoral da Câmara Mirim


Publicada em 13/04/2011 16:05

Câmara inicia processo eleitoral da Câmara Mirim
Eleição ocorrerá em setembro
 
Nesta quarta-feira (13/04), a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Ipatinga apresentou o cronograma de atividades relacionadas às eleições da Câmara Mirim.
 
Nardyello Rocha (PMDB) (presidente), Agnaldo Bicalho (PT) (vice-presidente), Nilson Lucas (PMDB) (primeiro secretário) e Roberto Carlos (PV) (segundo secretário), são os responsáveis por definir e acompanhar todo o processo eleitoral dos vereadores da Câmara Mirim.
 
A próxima eleição ocorrerá no dia 13 de setembro de 2011 e terá cerca de 14 mil eleitores ao todo. Todas as escolas públicas e privadas do Município receberão o termo de adesão para participar das eleições.
 
Segundo Nardyello Rocha, o sucesso dessa iniciativa depende de todos os envolvidos.
 
“Peço o apoio dos demais vereadores adultos, dos servidores da Câmara, dos diretores, professores e alunos das escolas participantes. O Câmara Mirim é um sucesso devido à colaboração e ao envolvimento de todos”.
 
Nardyello ressalta ainda a seriedade do processo eleitoral. “A eleição dos vereadores mirins se aproxima muito da eleição dos vereadores adultos. O procedimento é praticamente o mesmo.”
 
A eleição será realizada pela zona eleitoral 130 de Ipatinga. A votação ocorrerá por meio de urnas eletrônicas instaladas nas escolas participantes, e os eleitores poderão votar em qualquer candidato, seja ele aluno da escola em que o eleitor estuda ou não.
 
Durante a campanha, os candidatos receberão ‘santinhos’ contendo suas fotos e projetos. Uma novidade desta eleição é que haverá debates entre os candidatos nas escolas.
 
De acordo com Agnaldo Bicalho, a intenção é aprimorar um processo que deu certo: “O Câmara Mirim já é um projeto de sucesso na cidade. Queremos ajudar a formar políticos preparados e corretos para Ipatinga.”
 
Nilson Lucas acha que o Câmara Mirim reforça a participação popular no Legislativo. “Nosso município já tem grande participação popular nas questões legislativas. Este projeto só faz fortalecer e incentivar ainda mais essa participação”, diz.
 
Roberto Carlos lembra que, nas próximas eleições adultas, já é possível que haja ex-vereadores mirins: “Alguns jovens que participaram da Câmara Mirim já possuem idade para se candidatar como vereadores adultos. Não me surpreende se um deles for candidato e se eleger, já que passaram por aqui meninos e meninas com muito potencial”.
 
A coordenadora do Câmara Mirim, Elza Vieira, se orgulha dos vereadores mirins que já passaram pela Câmara: “Muitos de nossos projetos têm sido atendidos pelo prefeito. É interessante observar também o crescimento e a evolução dos meninos desde o início até o final dos mandatos.”
 

Elza Vieira coordena a Câmara Mirim desde a primeira Legislatura
 
O Câmara Mirim é um projeto que já existe em quase todo o país e obedece aos mesmos processos de uma eleição adulta. “Precisamos planejar tudo e cumprir prazos, assim como em qualquer outra eleição”, afirma Nardyello.
 
As eleições ocorrem a cada dois anos e elegem 52 vereadores. Qualquer aluno que esteja cursando do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental pode se candidatar. Dentre os eleitos, serão sorteados os que vão ocupar os quatro mandatos da terceira legislatura.
 
O resultado das eleições da Câmara Mirim será divulgado no próprio dia 13 de setembro após as 17h. Nesse dia, ocorrerá também o sorteio dos mandatos.
 
A diplomação dos vereadores mirins será no dia 23 de setembro, e a posse dos vereadores do primeiro mandato será realizada dia 3 de outubro, às 14 horas.
Início do rodapé