Projeto de lei dá nome de ex-prefeito ao Parque Ipanema
Publicada em 19/04/2011 17:45
Falecido em setembro de 2009, o ex-prefeito Darcy de Souza Lima vai ganhar uma homenagem póstuma da Câmara de Ipatinga, da qual também fez parte como vereador, de 1867 a 1971, quando chegou a ocupar a presidência do Legislativo.
A homenagem foi proposta pelo vereador Dário Teixeira (PT), que pretende dar o nome do ex-prefeito ao Parque Ipanema, a maior área verde urbana de Minas Gerais, com aproximadamente 1 milhão de metros quadrados e mais de 12 mil árvores plantadas.
Conforme projeto de lei de iniciativa de Dário Teixeira, a área verde que abrange áreas do centro de Ipatinga e dos bairros Novo Cruzeiro e Iguaçu passará a se chamar “Parque Ipanema Darcy de Souza Lima”, conservando o nome original e ganhando o nome do ex-prefeito, numa homenagem “mais do que merecida”, na opinião de Dário Teixeira.
O projeto do vereador petista será votado na sessão ordinária da Câmara de Ipatinga desta quarta-feira (20/04), às 14h. Essa homenagem, segundo Dário Teixeira, é um reconhecimento ao empenho de Souza Lima para dotar o município de uma área verde para o lazer e a prática saudável de esportes; área essa que só veio a ser implantada quase duas décadas depois. Ele foi ainda vereador em Santa Luzia, na Região Metroplitana de Belo Horizonte, e funcionário do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG).
RECONHECIMENTO
A homenagem, de acordo com o petista, é também um reconhecimento à atuação de Darcy de Souza Lima como vereador e prefeito. À frente da Prefeitura de Ipatinga, lembra Dário Teixeira, ele “deixou um significativo legado em obras e projetos, fazendo da sua administração um marco na história da cidade”.
Entre as principais marcas da gestão de Darcy estão o Cemitério Senhora da Paz, o Código de Polícia Administrativa (Lei nº 375/72) e o Código de Obras (Lei nº 419/73). “Eleito prefeito para um mandato tampão, após a saída do interventor [Almir Ribeiro Tavares], em plena ditadura militar, Darcy era um político habilidoso e que foi fundamental para que, na época, o município retomasse a normalidade política e administrativa, com a eleição do então prefeito Jamill Selim de Sales”, lembra Dário.
foto destaque: panoramio.com