Início do conteúdo

Escolas mobilizadas para eleição da Câmara Mirim


Publicada em 19/04/2011 18:04

Escolas mobilizadas para eleição da Câmara Mirim

As escolas públicas e particulares de Ipatinga já estão sendo mobilizadas para participar de mais uma eleição da Câmara Mirim, marcada para o dia 13 de setembro. Na ocasião, serão eleitos 52 novos vereadores mirins para os quatro mandatos – de seis meses cada um – da terceira legislatura.


 


 


 


 


Criada em 2007, por meio de um projeto do vereador Nardyello Rocha (PMDB), atual presidente do Legislativo ipatinguense, a Câmara Mirim de Ipatinga é uma referência nacional. As eleições são realizadas a cada dois anos e cada escola indica até seis candidatos. “Os resultados são muito positivos. Além da melhoria no desempenho escolar e da inclusão cidadã, da Câmara Mirim já saíram vários projetos que viraram leis”, destacou a coordenadora da Câmara Mirim, Elza Vieira de Paula.


 


 

Elza de Paula destacou ainda o apoio recebido das escolas para que a eleição deste ano da Câmara Mirim repita o sucesso das edições anteriores. “A Secretaria Municipal de Educação e a Superintendência de Ensino, bem com as direções das escolas particulares, são importantes parceiras nesse processo, cujo objetivo principal é incentivar a participação dos alunos no processo democrático e garantir a inclusão cidadã, além de permitir uma maior integração do Legislativo com a comunidade escolar”, concluiu a coordenadora.

Conforme Elza de Paula, a expectativa da Câmara de Ipatinga é que na eleição deste ano sejam superados os números das duas votações anteriores. Nas outras eleições, mais de 40 escolas e quase 15 mil estudantes foram mobilizados, um colégio eleitoral maior do que a maioria dos municípios mineiros.

REFERÊNCIA

A equipe do CAC também já iniciou as visitas às escolas para apresentação do projeto e das regras para escolha dos novos vereadores mirins, além da assinatura do termo de adesão ao projeto. No dia 4 de maio haverá uma reunião geral, com a presença do presidente da Câmara, diretores de escolas, Conselho Tutelar e outras instituições, para acertar os últimos detalhes da eleição.

Na semana passada, Maurício Mayrink enviou um comunicado a todas as escolas municipais de Ipatinga reforçando a importância da Câmara Mirim e pedindo que todos as instituições indiquem candidatos. Nesta segunda-feira (18/04), foi a vez de Maria do Carmo reiterar a participação das escolas estaduais nas eleições de setembro.

A equipe do Centro de Atenção ao Cidadão (CAC), responsável pela coordenação da Câmara Mirim, já definiu o cronograma do processo e se reuniu com o secretário municipal de Educação de Ipatinga, Maurício Mayrink Vieira, e com a diretora da 9ª Superintendência Regional de Ensino (SRE), Maria do Carmo Silva Melo, que garantiram total apoio à iniciativa da Câmara de Ipatinga.

Início do rodapé