Início do conteúdo

Aprovado Projeto que institui o Dia Municipal da Pessoa com Mobilidade Reduzida


Publicada em 26/04/2011 14:44

Aprovado Projeto que institui o Dia Municipal da Pessoa com Mobilidade Reduzida

 Data deve ser utilizada para promover a conscientização da comunidade e a integração das pessoas no meio em que vivem 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

De acordo com a NBR 9050:2004, uma pessoa com mobilidade reduzida é aquela que, temporária ou permanentemente, tem limitada a sua capacidade de se relacionar com o meio e de utilizá-lo. Entende-se por pessoa com mobilidade reduzida aquela com deficiência, a idosa, a obesa e a gestante, entre outras.

 

DEFINIÇÃO

 

Ocorrerão ainda atividades em busca da prevenção de doenças que levem à deficiência ou à redução da mobilidade.

 

As escolas da rede municipal de ensino deverão desenvolver atividades pedagógicas que conscientizem os estudantes quanto à necessidade de integração das pessoas com mobilidade reduzida em cada aspecto da vida política, social, econômica e cultural da cidade; ressaltando a responsabilidade de cada pessoa como participante de uma cidadania autêntica.

 

Para isso, serão desenvolvidas atividades esportivas e culturais com o intuito de conscientizar a sociedade para minimizar os problemas enfrentados por essas pessoas. Serão criadas também políticas e ações visando incluí-las no mercado de trabalho.

 

O vereador Nilton Manoel (PMDB), autor do projeto, ressalta ainda a importância de promover a conscientização da comunidade e dos órgãos públicos: “Os direitos desses cidadãos muitas vezes não são cumpridos. É necessário adaptar toda a cidade, de modo que seja oferecido espaço apropriado para o trânsito das pessoas com mobilidade reduzida em qualquer lugar.”

 

Segundo Nilton Manoel, é necessário lembrar-se desses cidadãos: “Essas pessoas superam desafios e dificuldades diariamente. A maioria delas quer ser independente, mas não consegue por encontrar dificuldades para a locomoção no universo urbano.”

 

De acordo com o texto do Projeto de Lei, o Poder Público Municipal promoverá ações e atividades com o objetivo de provocar maior compreensão acerca dos assuntos relacionados à deficiência.  Essa iniciativa visa mobilizar a população na defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar das pessoas com mobilidade reduzida.

 

O Projeto institui, no Calendário Oficial de Eventos do Município, que a data seja comemorada anualmente, no primeiro sábado do mês de julho.

 

Na tarde da última segunda-feira (25/04), foi aprovado, em segunda votação, o Projeto de Lei que institui o Dia Municipal da Pessoa com Mobilidade Reduzida em Ipatinga.

Início do rodapé