Início do conteúdo

No primeiro dia útil, integração do transporte coletivo provoca reclamações


Publicada em 02/05/2011 18:14

No primeiro dia útil, integração do transporte coletivo provoca reclamações
Comissão de Transporte da Câmara pede explicações ao governo após constatação de problemas causados pelas mudanças
 
Iniciada há apenas três dias, a integração do transporte coletivo implantada pela prefeitura já é alvo de reclamações, segundo afirmação dos vereadores Agnaldo Bicalho (PT), Sebastião Guedes (PT) e Roberto Carlos (PV), membros da Comissão de Urbanismo, Transporte, Trânsito e Meio Ambiente da Câmara.
 
Nesta segunda-feira (02/05), primeiro dia útil sob as novas regras, parlamentares disseram que foram procurados por vários usuários do transporte público municipal.
 
Problemas causados pelas mudanças feitas no itinerário e nos horários dos ônibus foram descritos por passageiros.
 
“Não estavam previstas mudanças no itinerário, nem nos horários. A prefeitura havia informado que o transporte seria apenas integrado”, disse Agnaldo. 
 
Relatos confirmam que muitos passageiros não conseguiram chegar a tempo ao trabalho e que algumas regiões não foram atendidas pelo serviço de transporte urbano, a exemplo do bairro Recanto.
 
Mudanças na enumeração de algumas linhas também confundiram os usuários.
 
Os vereadores cobraram explicações do governo e apontaram a falta de diálogo como uma das causas do caos desta segunda.
 
“Não houve debates nem tampouco informações sobre as mudanças. Marcamos para o dia 10 de maio audiência pública para discutir e debater com a população o tema, o que não foi feito pela prefeitura”, afirmou Roberto Carlos.
 
Embora aprovem a integração do transporte público municipal, os vereadores não pouparam críticas ao governo.
 
“Essa desorganização é um retrato da falta de gestão da prefeitura. Somos a favor da integração, mas do jeito que foi feito não está correto.  A Comissão não aprova essa mudança”, disse Guedes.
 
 
Entenda
 
O sistema de integração do transporte coletivo começou a valer na útima sexta-feira (29/04) em Ipatinga, mas apenas os usuários que utilizam a bilhetagem eletrônica vão ter acesso ao benefício. 
 
Agora, o usuário vai poder andar em dois ônibus e pagar apenas uma passagem. No entanto, é preciso entrar no segundo ônibus no prazo máximo de 40 minutos.

O objetivo com as novas linhas, segundo a prefeitura, é facilitar o deslocamento dos passageiros que moram longe das avenidas principais dos bairros onde passam os ônibus.

Início do rodapé