Encontro com diretores detalha as eleições da Câmara Mirim
Publicada em 03/05/2011 16:55
O presidente da Câmara de Ipatinga, Nardyello Rocha, vai receber nesta quarta-feira (04/05), no plenário da Casa, diretores e representantes das escolas públicas e particulares do Município. Na pauta do encontro, estão as eleições da Câmara Mirim, que serão realizadas em setembro próximo, com o envolvimento de aproximadamente 15 mil estudantes das redes pública e particular.
Criada em 2007, por iniciativa do próprio Nardyello Rocha, a Câmara Mirim de Ipatinga é hoje uma referência nacional, sendo reconhecida pela Câmara dos Deputados como o maior projeto do gênero no País. O projeto é voltado para estudantes do Ensino Fundamental, na faixa etária de 12 a 15 anos.
A eleição deste ano será a terceira desde a sua implantação, com a previsão de participação maciça das escolas públicas e particulares. O projeto tem o apoio da Secretaria Municipal de Educação e da 9ª Superintendência Regional de Ensino (SRE).
Em setembro serão eleitos 52 vereadores mirins e igual número de suplentes, representando todas as escolas da cidade.
Posteriormente, será feito um sorteio para definir a ordem dos mandatos. As legislaturas da Câmara Mirim têm a duração de dois anos, com mandatos de seis meses.
PROTAGONISTAS
De acordo com Nardyello Rocha, a Câmara Mirim foi criada com o objetivo principal de aproximar o Legislativo dos estudantes, além de incentivar o protagonismo de adolescentes e jovens. “Abrimos as portas da Câmara para que os estudantes possam conhecer o funcionamento do Legislativo e contribuir para melhorarmos as escolas e a nossa cidade”, resume o vereador.
Desde a criação da Câmara Mirim, conforme Nardyello Rocha, várias questões importantes levadas pelos adolescentes passaram pelo plenário. Dessas discussões surgiram, até agora, nove leis municipais. “Estamos ajudando a preparar nossos jovens para o futuro e a conscientizá-los sobre seus direitos e deveres de cidadãos”, conclui o presidente da Câmara de Ipatinga.