Início do conteúdo

Vereadores fazem reunião de emergência para resolver problema do transporte coletivo


Publicada em 03/05/2011 17:52

Vereadores fazem reunião de emergência para resolver problema do transporte coletivo
A recente implantação do novo sistema de transporte coletivo, realizada pela Prefeitura de Ipatinga, gerou um caos na cidade. Diante da situação, o presidente da Câmara, vereador Nardyello Rocha (PMDB), reuniu, de forma emergencial, os demais vereadores da Casa, representantes do Executivo, da empresa Autotrans e do Conselho de Transporte, a fim de discutir o problema.
O sistema de integração de transporte coletivo começou a valer na última sexta-feira (29/05) e enfrenta problemas. A comunidade reclama das mudanças feitas no itinerário e nos horários dos ônibus e, ainda, da falta de informação e diálogo com os responsáveis pela mudança.
Durante a reunião, os vereadores apresentaram para a Prefeitura e para a Autotrans as numerosas reclamações que ouviram de moradores de diversas localidades de Ipatinga.
 

O secretário municipal de Serviços Urbanos, Rodrigo Resende, esclarece aos vereadores as mudanças no transporte público municipal 
 
Nardyello foi enfático ao afirmar que "a Câmara não poderia se furtar a discutir a situação de caos criada no Município e que  virou até mesmo um problema de segurança pública”, disse ele, referindo-se a um ataque sofrido por um ônibus coletivo.
O presidente do legislativo lembrou que, na ocasião em que a prefeitura apresentou aos vereadores o sistema de integração, muitas observações e sugestões foram feitas pelos vereadores, mas infelizmente não foram acatadas.
“É importante esclarecer que, para alterar o transporte de Ipatinga, não ocorre nenhum tipo de votação na Câmara. O Executivo nos apresentou a proposta a fim de nos informar e ouvir nossas sugestões”, informou Nardyello.
Agora, as principais reivindicações do parlamentar são em relação aos horários dos ônibus e disponibilidade de novas linhas. “É preciso ter respeito aos munícipes e garantir sua segurança. Por isso convocamos a reunião e esperamos que providências sejam tomadas imediatamente, garantindo tranquilidade aos usuários do sistema” disse Nardyello.
O parlamentar salientou que vê com bons olhos o sistema de integração. Para ele, o problema aconteceu por falta de planejamento e de comunicação com a população.
“Esperamos que erros sejam corrigidos e vamos acompanhar a situação. A prefeitura e Autotrans garantiram que, diante das situações apresentadas, vão adequar o número de ônibus e os horários e, ainda, informar a população sobre qualquer alteração.”
O vereador Dário Teixeira questionou a redução do número de linhas e de ônibus em circulação e criticou o fato de as mudanças terem sido feitas sem nenhuma consulta à população.
 
“O sistema de transporte coletivo de Ipatinga, que sempre foi modelo, ficou um caos. A população, que não foi consultada em momento algum sobre as mudanças acertadas entre a Prefeitura e a concessionária, foi surpreendida e muita gente ficou a pé ou chegou atrasada ao trabalho ou à escola. Essas mudanças só prejudicaram a população”, protestou Dário Teixeira.

Participaram também os vereadores Nilson Lucas - Nilsinho (PMDB), Sebastião Guedes (PT), Nilton Manoel (PMDB), Maria do Amparo (PDT), José Geraldo Amigão (PV) e Agnaldo Bicalho (PT).

 
Início do rodapé