Escolas dão a largada para eleições da Câmara Mirim
Publicada em 04/05/2011 17:56
Nardyello apresentou o projeto aos diretores das escolas
Diretores e coordenadores de 42 escolas públicas e particulares participaram, nesta quarta-feira (4), do lançamento das eleições 2011 da Câmara Mirim de Ipatinga, que serão realizadas no dia 13 de setembro. Os representantes das escolas foram recebidos num café da manhã pelo presidente da Câmara Municipal, Nardyello Rocha (PMDB), e conheceram o cronograma do processo eleitoral.
Durante o encontro com os diretores, Nardyello Rocha fez uma palestra de apresentação do projeto. Ele destacou a importância da participação de todas as escolas nas eleições da Câmara Mirim, que hoje é considerada a maior do Brasil. A reunião teve a participação ainda dos vereadores José Geraldo Amigão (PV), Roberto Carlos (PV) e Sebastião Guedes (PT).
Nas duas eleições anteriores, em 2007_ quando foi criada a Câmara Mirim_ e em 2009, foram mobilizados aproximadamente 15 mil estudantes na faixa etária de 12 a 15 anos, número superior aos eleitores da maioria das cidades que integram o Colar Metropolitano do Vale do Aço. A expectativa do presidente da Câmara de Ipatinga é que, em 2011, o número de alunos participantes seja ainda maior.
CIDADANIA
O presidente da Câmara destacou também a importância da integração entre o Legislativo e as escolas, além da formação de uma nova geração de jovens mais participativa e consciente de seus direitos e deveres.
“Esse é um esforço de inclusão cidadã desses jovens e também de preparação dos futuros cidadãos para que tenhamos, em breve, uma nova geração de políticos, mais preparada”, ressaltou Nardyello.
Em quase quatro anos de existência da Câmara Mirim, conforme Nardyello Rocha, os alunos participantes do projeto já deram importantes contribuições para o Município. Além de centenas de indicações, reivindicando melhorias para suas escolas e seus bairros, os vereadores mirins foram autores de nove leis municipais. “Para nós, é um orgulho ter esses jovens como parceiros”, completou o presidente da Câmara de Ipatinga.
ADESÃO
As eleições da Câmara Mirim são realizadas a cada dois anos, tempo de duração de cada legislatura. Os 52 alunos que serão eleitos em setembro próximo vão ocupar os quatro mandatos, de seis meses de duração cada um, representando todas as escolas públicas e particulares do Município. A previsão é de que a eleição deste ano tenha aproximadamente 300 candidatos.
A equipe do Centro de Atenção ao Cidadão (CAC), responsável pela coordenação da Câmara Mirim, já visitou todas as escolas que possuem turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, para encaminhar os documentos relativos às eleições de setembro e também o formulário de adesão das unidades de ensino. Os formulários e outras informações podem ser obtidos também no site da Câmara Mirim de Ipatinga (www.camaramirim.mg.gov.br).
PRAZO
As escolas que participarão das eleições da Câmara Mirim – marcadas para o dia 13 de setembro – têm até o dia 10 de junho para enviar ao Centro de Atenção ao Cidadão (CAC) da Câmara Municipal todos os dados relativos aos seus candidatos e aos alunos do 6º ao 9º ano aptos a votarem, para encaminhamento ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG).
Como nos anos anteriores, a votação será feita por meio de urnas eletrônicas, com direito a campanha eleitoral e debates nas escolas, uma das novidades de 2011, conforme Elza Vieira de Paula, coordenadora do CAC. As escolas maiores terão mais de uma urna, como forma de garantir a participação de todos os alunos.
Elza de Paula alertou que as escolas que não enviarem todas as informações até o início de junho não poderão participar das eleições. Ela explicou que os prazos foram estabelecidos pelo TRE, daí a importância de se seguir o cronograma à risca.
CAMPANHA
A campanha eleitoral nas escolas vai começar no dia 13 de agosto, com exato um mês de campanha, até 13 de setembro, quando haverá a votação nas escolas. O resultado será conhecido no mesmo dia, e a posse dos eleitos está marcada para o dia 3 de outubro.
Uma das novidades das eleições deste ano, conforme Elza de Paula, será a realização de debates nas escolas participantes. A proposta é levar uma comissão de vereadores mirins a todas as unidades, para apresentar o projeto e incentivar o debate entre os candidatos, que também terão os tradicionais “santinhos” para apresentarem suas propostas aos jovens eleitores.