Início do conteúdo

Apae vai participar da Câmara Mirim


Publicada em 04/05/2011 18:02

Apae vai participar da Câmara Mirim
Alunos poderão se candidatar na próxima eleição
O presidente da Câmara de Ipatinga, vereador Nardyello Rocha (PMDB), recebeu em seu gabinete a coordenadora de educação profissional da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) Viviane Samora; a monitora de mercado de trabalho da Apae, Élida Alcione Lage; a Coordenadora da Câmara Mirim, Elza Vieira de Paula; e o gerente do Centro de Atenção ao Cidadão, Jakson Moreira Goulart.
Durante a reunião foi discutida a inclusão dos alunos da Apae no projeto da Câmara Mirim de Ipatinga.
Os vereadores mirins vão apresentar uma emenda ao regimento interno, incluindo a Apae no processo de eleição. Sendo assim, os alunos vão estar aptos a se candidatarem.
Será mantida a faixa etária de 15 anos, porém, respeitando um parecer do Sistema Estadual de Ensino de Minas Gerais, que propõe normas para a educação especial na educação básica. Os alunos da Apae têm um prolongamento de temporalidade escolar de no máximo 50% do tempo previsto em lei para o ensino fundamental. Sendo assim, se enquadram no que é exigido pelo regimento interno da Câmara.
Uma reunião extraordinária dos vereadores mirins foi convocada para 16 de maio. O objetivo é aprovar o projeto a tempo de a Apae participar da próxima eleição, marcada para 13 de setembro.
O presidente Nardyello entende que esse é um momento ímpar na existência da Câmara Mirim.
“A participação inédita de alunos da Apae vem ao encontro do trabalho de inserção social que temos enfatizado. Com certeza, a participação deles enobrecerá, ainda mais, a já conceituada Câmara Mirim de Ipatinga”, disse com entusiasmo.
O presidente da Câmara Mirim, João Victor Anício, também manifestou entusiasmo.
“A presença dos alunos da Apae na próxima Eleição 2011, vai ampliar ainda mais o caráter cidadão da Câmara Mirim e garantir, na prática, a inclusão social dos alunos especiais, que têm todas as condições de também contribuírem para sua escola e para a nossa cidade.”
Para Elza, coordenadora da Câmara Mirim, a inclusão da Apae traz satisfação para todos os envolvidos no projeto. Ela destaca que os trabalhos dos vereadores mirins é um orgulho para todos.
Jakson, gerente do CAC, também disse que é um orgulho ver a Câmara Mirim sendo pioneira ao abrir as portas para a inclusão social.
Viviane, a coordenara da Apae, também disse estar satisfeita. Conforme ela explicou, o objetivo da Apae é trabalhar a inclusão em toda a sociedade, inclusive em questões políticas.
Os alunos da Apae fizeram, recentemente, uma visita ao plenário da Câmara durante uma reunião dos vereadores Mirins. De acordo com Viviane, eles ficaram muito animados, alguns já voltaram fazendo campanha e pedindo voto para seus colegas.
O presidente da Câmara considerou a reunião produtiva. Ele manifestou sua ansiedade em ver os novos participantes da Câmara Mirim envolvidos na eleição: “Estamos ansiosos para iniciar o processo eleitoral e ver, agora com mais essa inovação, os alunos envolvidos e aprendendo mais sobre cidadania.”
 
 
 
 
Início do rodapé