Marcada para esta terça, audiência discute alterações no transporte coletivo
Publicada em 09/05/2011 17:45
Secretário de Serviços Urbanos da Prefeitura e representantes da Autotrans são convocados a comparecer
Os vereadores Agnaldo Bicalho (PT), Sebastião Guedes (PT) e Roberto Carlos (PV) reiteraram, nesta segunda-feira (09/05), o convite à população para participar da audiência pública, que irá discutir alterações no transporte coletivo no Município, marcada para esta terça-feira.
Os parlamentares são membros da Comissão de Urbanismo, Transporte, Trânsito e Meio Ambiente da Câmara.
Em operação desde o fim do mês passado (29/04), a integração altera a forma como os passageiros utilizam os ônibus na cidade, e motivou muita revolta por parte dos usuários de ônibus em Ipatinga.
Diversas reclamações têm chegado aos gabinetes dos vereadores desde que a mudança foi implantada.
“Estamos sentindo falta de três ônibus que antes nos atendiam. Eram ao todo 69 horários à disposição da região do Vila Celeste. Hoje são apenas 34. Tiraram-nos as linhas 500 (via centro) e 501, o que prejudica os alunos de escolas como Almirante Toyoda, São Francisco e outras. Esses alunos têm que pegar dois ônibus, correndo o risco de se atrasarem, além de ser perigoso, pois antes iam direto para a escola”, protesta Maria de Fátima Coelho Cunha, moradora do Vila Celeste.
Para usar o sistema, é preciso ter o cartão fornecido pela Autotrans, empresa responsável pelo transporte público na cidade.
Ao entrar em um ônibus, o passageiro poderá fazer o trajeto até um local e, dentro de um prazo máximo de 45 minutos, pegar mais um ônibus para outro bairro, sem pagar uma nova passagem.
O sistema não permite, porém, que seja utilizada a integração para voltar ao mesmo local de origem.
Houve mudanças também nas linhas que circulam por Ipatinga. Novas linhas foram criadas e algumas também foram extintas, o que gerou protestos no primeiro dia útil depois da mudança.
Segundo o vereador Agnaldo Bicalho, foram convocados a Secretaria de Serviços Urbanos da Prefeitura e representantes da Autotrans; e convidadas a promotoria do Município e associações de moradores da cidade.