Início do conteúdo

Vereadores mirins aprovam participação dos alunos da APAE nas eleições da Câmara Mirim


Publicada em 16/05/2011 18:04

Vereadores mirins aprovam participação dos alunos da APAE nas eleições da Câmara Mirim
Próximas eleições ocorrerão em setembro e já haverá a participação dos estudantes da APAE
 
Foi aprovado nesta segunda-feira (16/05), em reunião extraordinária, o Projeto de Resolução 01/2011, que inclui os estudantes da APAE no processo eleitoral da Câmara Mirim. Todos os vereadores presentes votaram a favor do Projeto.
 
O Presidente da Câmara, Nardyello Rocha (PMDB), usou da palavra e destacou a importância da inserção dos alunos da APAE na Câmara Mirim.
 
“Hoje é um dia especial, porque votamos uma emenda para receber vereadores especiais. Estaremos de braços abertos para que os alunos da APAE participem das eleições e sejam de fato vereadores mirins”, disse ele.
 
A professora da APAE, Élita Lage, comemorou o resultado da votação: “É uma alegria muito grande saber que nossos alunos vão ter oportunidade de mostrar que também têm potencial.”
 
Nislândia Samara, 16 anos, é aluna da APAE e ficou muito feliz com a notícia. “Quero ser vereadora Mirim, acho que será uma boa experiência”, afirmou.
 
A reunião contou também com a posse do vereador Elder Costa, do Colégio São Francisco Xavier. Elder assumiu o mandato no lugar de Amanda Franquilim, que renunciou na última reunião ordinária.
 
Nardyello deu boas-vindas ao novo vereador: “É uma grande satisfação receber o Elder. Quero não somente dar boas-vindas a ele, mas também ressaltar a responsabilidade que é ser um vereador mirim.”
 
Indicações - Durante a reunião foram apresentadas 10 indicações, feitas pelos vereadores Guilherme de Paula, Maria Augusta, João Victor, Thalia Amorim, Carlos Arlindo, Nicolas de Jesus e Klismann Soares.
 
Algumas delas tratam da alteração do uniforme das escolas da rede municipal, convênios com o governo estadual, implantação do Parque Ecológico no Bom Jardim, medidas que garantam o funcionamento das salas de inclusão digital nas escolas, reforma e construção de quadras, praças e vagas de estacionamento públicos, criação de um programa de plantio e distribuição de mudas de Citronela (planta que age no combate de insetos, inclusive do mosquito da dengue) e melhorias na iluminação da pista de caminhada do Cariru.
 
O vereador mirim André Felipe propôs uma moção de repúdio à Prefeitura de Ipatinga e à Autotrans, devido à precariedade nos horários de ônibus e ao preço exorbitante das passagens. A moção foi votada e aprovada por todos os vereadores presentes.
 
O representante do Conselho Tutelar, Leonardo Rodrigues, fez uso da tribuna para falar sobre abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
 
“O Brasil é o país da América Latina que mais sofre com o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, e o terceiro no mundo. Muitas pessoas têm dificuldades em denunciar porque 90% dos casos ocorrem com pessoas próximas a família e 30 a 40% são cometidos pelos próprios pais ou padrastos.”
 
Leonardo disse que isso dificulta as denúncias, visto que muitas vezes essas pessoas são os chefes de família.
 
Ele ressaltou também que o abusador normalmente não é um psicopata como todos pensam. “O abusador é uma pessoa comum, que ganha a confiança da família e da criança antes de cometer o crime.”
 
A reunião contou com a participação de alunos do Colégio São Francisco Xavier, da E. M. Professora Maria da Conceição Pena Rocha, da E. M. Carlos Drumond de Andrade e da APAE.
 
Após o término da sessão, a Assessora Pedagógica e ex-vereadora de Ipatinga, Elma Guidine, ministrou a palestra “Ética na vida pública e no serviço público”.
 
Os vereadores Júlia Marques e Paulo Henrique não participaram da reunião extraordinária desta segunda-feira.
Início do rodapé