Câmaras das três cidades do Vale do Aço discutem interesses comuns
Publicada em 23/05/2011 18:05
Encontro aconteceu na Câmara de Ipatinga, que sediará cursos via Interlegis
O presidente da Câmara de Ipatinga, vereador Nardyello Rocha (PMDB), recebeu em seu gabinete os presidentes das Câmaras de vereadores de Coronel Fabriciano e Timóteo, Francisco Pereira Lemos (PDT) e Douglas Willkys (PSB), respectivamente, e, ainda, o primeiro secretário da mesa diretora da Câmara de Timóteo, vereador José Constantino Coronel (PSDB).
Conforme Nardyello, o encontro foi uma integração com presidentes de Câmaras e envolveu uma série de assuntos. De acordo com o vereador, esses encontros serão frequentes.
Em pauta, assuntos que são do interesse de toda a região, dentre eles projetos de leis, como a política antibullying, que será adotada nos municípios vizinhos; Câmara Mirim; e Região Metropolitana do Vale do Aço. Também foi falado sobre a parceria da Câmara de Ipatinga com o Senado Federal, por meio do Interlegis, programa de modernização e integração das Assembléias Legislativas e Câmaras Municipais, que irá beneficiar, também, as câmaras de cidades vizinhas a Ipatinga.
Um dos anseios dos presidentes é a região metropolitana. Nardyello garantiu que essa será uma das brigas do grupo.
“Precisamos tirar a RMVA do papel e permitir que ações concretas beneficiem a região. A união dos presidentes de câmara nos dá condições de cobrar mais”, observa Nardyello, para esclarecer que “precisamos deixar claro que vamos somar forças e cobrar, porém, a responsabilidade de estabelecer a RMVA é do executivo”.
Na ocasião, Nardyello informou que até o dia 15 de junho os cursos da Interlegis estarão disponíveis.
“Com a CMI sendo polo de modernização, vamos discutir com os demais presidentes as demandas de cada um e promover, cada vez mais, a integração entre as câmaras em uma parceria para o desenvolvimento da região”, explicou.
O presidente da Câmara de Coronel Fabriciano, Francisco Lemos, enfatizou que os novos servidores do legislativo fabricianense, convocados por concurso, tiveram dificuldade ao assumir suas funções.
“Um curso para novos servidores, que apresente como funciona a casa legislativa, com certeza será fundamental para nossa Câmara”, exemplificou Lemos.
Já o presidente da Câmara de Timóteo, Douglas Willkys, destacou que, desde quando assumiu a presidência, tem tido atenção especial com a capacitação dos servidores: “A disponibilização de cursos, por meio da Câmara de Ipatinga, será um grande ganho para as câmaras de todo o Vale do Aço".
O secretário do legislativo timotense, José Constantino, explicou que toda casa legislativa tem um grupo bastante restrito que discute e conhece a lei orçamentária. “Cursos nesse sentido serão bem-vindos, acredito que é uma demanda urgente”, declarou ele.
Nardyello também disse que a primeira demanda que a Câmara de Ipatinga irá buscar é o curso sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
“Concordo que poucas pessoas conhecem a lei, que é de extrema importância para qualquer câmara. Portanto, será o primeiro curso que vamos solicitar”, informou Nardyello.
O presidente da CMI finalizou o encontro dizendo que o objetivo das reuniões será desenvolver os poderes legislativos dos diversos municípios pertencentes ao colar metropolitano do Vale do Aço.