Vereador critica empresa e diz que o problema do
Publicada em 07/06/2011 16:57
“O meio ambiente, infelizmente, continua servindo mais como peça de propaganda do que como uma questão prioritária para a vida. A realidade, porém, é bastante diferente dos anúncios publicitários. Enquanto a empresa anuncia investimentos, fala em projetos, a população continua convivendo com o pó preto da usina e com a falta de informações sobre a poluição que atinge a todos.”
A afirmação é do vereador Dário Teixeira (PT), que nesta terça-feira (7) voltou a cobrar da Usiminas uma solução para o fim do pó preto que atinge, principalmente, os bairros no entorno da siderúrgica ipatinguense. “Passou o Dia Mundial do Meio Ambiente, e mais um ano sem que a população saiba a origem e os malefícios do pó preto”, criticou o petista.
Conforme Dário Teixeira, “a Usiminas deve uma explicação à população”. Desde o início de abril, quando a empresa anunciou um programa de otimização da usina de Ipatinga, o vereador disse que vem esperando uma resposta sobre o problema do pó preto. “Moradores de diversos bairros fizeram um abaixo-assinado cobrando explicações, mas a empresa prefere tratar o pó preto como uma questão de menos importância, mesmo com a população sentido na pele o problema”, completou.
FALTA DE INFORMAÇÕES
O vereador do PT cobrou também uma posição da SUPRAM-Leste, órgão ambiental, ligado ao governo do Estado, que também recebeu cópia do abaixo-assinado em protesto contra o pó preto. “A população ressente-se da falta de informações detalhadas e atualizadas sobre a situação ambiental do Município e de discussões sobre ações preventivas ou corretivas”, frisa o parlamentar.
Dário Teixeira aproveitou para criticar a “omissão” da Prefeitura Municipal diante dos problemas ambientais, principalmente o pó preto, que considera um problema antigo. “Somente uma discussão séria, ampla e transparente, com o envolvimento direto da população, será capaz de esclarecer os problemas ambientais do Município e nortear as ações necessárias para que Ipatinga volte a ser uma referência na área de meio ambiente”, concluiu o vereador.
foto destaque: diário do aço