Ipatinga terá academia em praça pública
Publicada em 15/06/2011 18:19
Academia atenderá todas as faixas etárias
Muito em breve, Ipatinga poderá contar com academias em praça pública. É o que garantiu o Secretário de Esportes e da Juventude, Bráulio Braz, na manhã dessa terça-feira (14/06), à deputada Estadual Rosângela Reis (PV) e ao vereador de Ipatinga, Roberto Carlos (PV).
A implantação da academia faz parte do Programa “Minas Olímpica Saúde na Praça”, que prevê a instalação de, no mínimo, 10 equipamentos ao custo de aproximadamente R$35 mil.
O programa promove a prática de atividades físicas de esporte e lazer orientada por profissionais de educação física, fisioterapia e nutrição, em praças públicas devidamente adequadas às práticas esportivas, construídas ou revitalizadas com o apoio da Secretaria de Estado de Transporte e Obras Públicas.
Com enfoque social e educativo, centrado na promoção da qualidade de vida, o programa estimula também a preservação do meio ambiente e a convivência solidária entre as comunidades beneficiadas.
Para que o programa passe a funcionar, é necessário que as prefeituras municipais indiquem o local e se comprometam com a manutenção dos equipamentos e com a capacitação dos profissionais que irão monitorar os exercícios.
“A ideia é que o programa atenda inicialmente os frequentadores do Parque Ipanema. O local recebe um grande número de moradores e beneficiará pessoas não só da cidade, como também do entorno”, relatou a deputada Rosângela. O secretário garantiu também a implantação do programa em Ipaba e Mesquita.
O vereador Roberto Carlos disse que já conhece a academia em praça pública de outros municípios e acredita que a população ipatinguense será beneficiada com o programa.
“As pessoas de Ipatinga são muito ativas e creio que os equipamentos serão bem utilizados por aqueles que gostam de uma atividade física. Eu já vi e são equipamentos bons e que atendem qualquer faixa etária”, menciona.
Para o vereador, bairros como Limoeiro, Bom Jardim, Cariru e Bom Retiro também devem ser contemplados futuramente com o programa.
Para o secretário, o programa otimiza praças e parques e faz com se tornem espaços da família, do esporte, do lazer.
“Levamos qualidade de vida e incentivamos a população a desenvolver práticas saudáveis, com o acompanhamento de diversos profissionais”, explicou o secretário.
Durante a reunião, a deputada solicitou o apoio aos times de futebol da localidade e a doação de kits esportivos para escolas.