Medidas para implantação do centro provisório de internação avançam
Publicada em 20/06/2011 17:46
Duas comissões foram criadas para agilizar o processo
Representantes da sociedade estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira (20/06) para dar prosseguimento às discussões sobre a criação de um centro provisório de internação, até que seja construído o Centro de Internação de Adolescentes (CIA).
O presidente da Câmara de Ipatinga, vereador Nardyello Rocha (PMDB), requisitou que a reunião fosse realizada no gabinete do chefe do Executivo e foi atendido pelo prefeito Robson Gomes (PPS), que também participou da reunião.
Estavam representados a Polícia Civil, Policia Militar, Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho, o Conselho Municipal da Criança e Adolescente, os Consep’s – Conselho de Segurança Pública, entre outros, além de secretários da PMI.
Conforme Nardyello, a reunião foi bastante positiva: “As discussões avançaram e o resultado foi que duas comissões foram criadas para prosseguir com os trabalhos".
O presidente da Câmara destacou que ideias têm sido apresentadas nas reuniões, mas que qualquer ação efetiva é responsabilidade do Executivo. “Meu papel tem sido apenas de intermediar, mas, desde já, o Legislativo se coloca à disposição para o que for preciso”, prontificou-se o vereador.
Das comissões que foram criadas, uma será responsável por ações políticas, como, por exemplo, ir ao governo do Estado a fim de solicitar que ele se encarregue de gerir o centro provisório, disponibilizando profissionais capacitados para tal.
“Quando realizamos a primeira reunião para discutir a questão da criação do centro provisório, fomos informados de que o governo estadual já tem agentes sócio-educativos capacitados para lidar com adolescentes infratores, e que há disposição do Estado em gerir o centro, desde que o Município providencie a estrutura física”, informou Nardyello.
Além de Nardyello, representando o Legislativo, fazem parte da comissão o representante do Executivo, prefeito Robson Gomes; o comando militar e civil; representantes do judiciário e, ainda, serão convidados deputados da região para participarem da intermediação junto ao Estado. A reunião com o poder público estadual deverá acontecer ainda na próxima semana.
A segunda comissão é composta pela secretária de Assistência Social, Carmelita Drumond; o comandante da 12ª Região da Polícia Militar de Ipatinga, coronel Geraldo Henrique; a delegada Irene Franco; o secretário Executivo da PMI, Helcio Muzzi; o conselheiro do CMDCA, Leonardo Oliveira; o presidente do Consep I, Gerson Paulino e mais um profissional que será indicado pela secretaria de Obras.
Essa comissão vai tratar de questões técnicas. Será feito um levantamento, em toda a cidade, de possíveis locais que possam abrigar o centro provisório de internação. A equipe fará visitas e avaliações em cada local sugerido para verificar se atendem ao que está sendo proposto.
“Nosso objetivo é termos em mãos todo o levantamento necessário para apresentarmos em nossa primeira reunião com o governo estadual, a fim de acelerar o processo. Se já apresentarmos nossa estrutura, essa parceria ficará mais próxima de acontecer”, finalizou o presidente da Câmara.