Aprovado Projeto de Lei que incentiva o reaproveitamento de água
Publicada em 21/06/2011 17:42
Foi aprovado, em segunda votação, o Projeto de Lei que institui o programa de conservação, uso racional e reaproveitamento das águas do município de Ipatinga.
A proposta foi apreciada nesta segunda-feira (20), durante reunião ordinária da Câmara de Ipatinga.
Conforme o autor do projeto, o presidente da câmara, vereador Nardyello Rocha (PMDB), para combater o desperdício de águas nas edificações, serão utilizados, dentre outros, equipamentos como bacias sanitárias de volume reduzido de descarga; chuveiros e lavatórios de volumes fixos de descarga e torneiras dotadas de arejadores.
“Para combater o desperdício de água, os sistemas hidráulicos e sanitários das novas edificações serão projetados de maneira específica”, disse Nardyello, acrescentando que “o programa é um incentivo à educação ambiental”.
“As medidas não trarão prejuízo ao conforto e segurança da sociedade. O reaproveitamento das águas visa diminuir a demanda de água e melhorar as condições de atendimento à população”, explica.
De acordo com o projeto, a água das chuvas será captada na cobertura das edificações e encaminhada a uma cisterna ou tanque para ser utilizada em atividades que não requeiram o uso de água potável proveniente do serviço de abastecimento público, tais como a lavagem de roupas, vidros, calçadas, pisos, veículos e a irrigação de hortas e jardins.
As edificações que aderirem ao programa serão cadastradas pelo Executivo Municipal para fins de estudos referentes a incentivos.
Após a aprovação, o projeto segue para sanção do Executivo.