Dário garante título de utilidade pública para entidade de proteção aos animais
Publicada em 01/07/2011 14:29
A Associação de Proteção aos Animais Francisco de Assis (ASPAN do Vale do Aço), com atuação em toda a Região Metropolitana do Vale do Aço, é a mais nova entidade de utilidade pública municipal.
O título foi aprovado pela Câmara de Ipatinga na reunião ordinária do dia 27, a 500ª desde a criação do município, por indicação do vereador Dário Teixeira de Carvalho (PT).
Conforme o vereador petista, o título de utilidade pública vai garantir mais visibilidade e respeitabilidade à ASPAN, que pretende buscar o mesmo reconhecimento em níveis estadual e federal para ampliar seu trabalho em defesa dos animais.
O projeto aprovado pela Câmara de Ipatinga também vai permitir que a entidade possa usufruir de benefícios tributários.
Dário Teixeira destacou que a ASPAN é uma organização não-governamental (ONG), sem fins lucrativos, que busca promover a defesa e o amparo a todos os animais, além de trabalhar para a a conscientização acerca da necessidade do exercício da guarda responsável sobre os animais.
“Trata-se de um reconhecimento justo e merecido a uma entidade que há vários anos vem trabalhando na conscientização e na educação para a guarda ética, solidária e responsável de animais visando à sua proteção e seu bem. A ASPAN é um verdadeiro ‘anjo da guarda’ para os animais, principalmente aqueles que são abandonados ou maltratados. Espero que, com o título de utilidade pública, a entidade possa aumentar ainda mais a sua atuação”, justificou Dário Teixeira.
BICHO BOM
Fundada no dia 5 de janeiro de 2003, em Ipatinga, a ASPAN teve seu estatuto alterado em novembro de 2006 para abarcar as demais cidades do Vale do Aço.
A entidade, também conhecida pelo nome fantasia “Bicho Bom”, é registrada perante o Conselho Regional de Veterinária (CRVMG) e conta com uma diretoria voluntária formada por Nely Morato Ferreira (presidente), Kenya Azevedo Ferreira (vice-presidente), Simone Eberle (diretora financeira) e Marcele Penna Oliveira (secretária geral).
Defender os animais silvestres, domésticos e domesticados; lutar por políticas públicas que valorizem e propaguem o bem-estar animal; investir em educação ambiental, com incentivo à guarda responsável de animais e o comprometimento humano com as necessidades de bem-estar da fauna em geral; e receber denúncias sobre maus-tratos dispensados a animais, encaminhando-as às autoridades competentes são os objetivos da entidade.
Entre outras ações, o vereador destacou que a ASPAN abriga e encaminha animais para adoção, além de realizar campanhas educativas e de ajuda a proprietários de animais de estimação, como de vacinação e doação de ração e medicamentos.
Esse trabalho é mantido por doações financeiras de seus aproximadamente 40 associados. Quem quiser ajudar pode entrar em contato com a ASPAN por meio do www.aspan-mg.org ou pelo telefone (31) 3823-4205.