Semana de Incentivo ao Aleitamento Materno de Ipatinga comemora 1 ano
Publicada em 08/08/2011 13:20
O projeto, do Vereador Nilsinho, tem como foco a saúde da criança
A Semana Mundial do Aleitamento Materno, comemorada do dia 1º ao dia 7 de agosto pela Organização Mundial de Saúde e que tem entre suas ações a saúde da criança, também foi lembrada, de forma especial, em Ipatinga.
O Projeto de Lei Nº150/2010, de autoria do vereador Nilsinho (PMDB), aprovado em 29 de setembro do ano passado, por unanimidade na Câmara de Vereadores, instituiu no calendário municipal a Semana de Incentivo ao Aleitamento Materno.
De acordo com o vereador, a matéria objetivou estimular o interesse da sociedade na conscientização da necessidade do aleitamento materno e possibilitar orientações às futuras mães sobre a importância da amamentação nos primeiros meses de vida.
O aleitamento materno reduz a probabilidade do surgimento de câncer de mama, como também possibilita ao útero o retorno ao seu tamanho normal após o parto.
As crianças alimentadas com leite materno são mais resistentes às doenças, devido aos anticorpos e nutrientes que ele fornece, necessários para o bom desenvolvimento infantil.
Os projetos e ações voltados a promover a campanha anual ficou a cargo da administração municipal, que deve realizar e divulgar amplamente, para propiciar a efetiva participação da sociedade.
Mais
Nilsinho também foi autor da indicação de anteprojeto que previu a ampliação da licença-maternidade para servidoras públicas municipais, de 120 para 180 dias.
“Sempre defendemos as famílias como o maior patrimônio da sociedade”, diz ele.
O projeto foi aprovado na Câmara de Vereadores por unanimidade. O benefício também foi estendido às mães que adotarem ou obtiverem guarda judicial de crianças com até um ano de idade.
A lei também já é adotada na esfera federal.
Foto destaque: leitematerno.org