Câmara passa a receber descarte de pilhas e baterias
Publicada em 10/08/2011 16:09
Município contará com mais um ponto para a coleta correta desses materiais
A Câmara Municipal de Ipatinga adquiriu, nesta quarta-feira (10/08), três coletores ecológicos de pilhas e baterias. O objetivo é evitar que esses materiais sejam descartados no lixo comum.
Esse cuidado evita que metais presentes em sua composição _como chumbo, cádmio e mercúrio_ sejam liberados com a incineração ou descarte inadequado, o que causa danos à saúde e ainda ao meio ambiente.
De cor alaranjada, os coletores da Câmara ficarão dispostos para a população no hall de entrada e no CAC (Centro de Atenção ao Cidadão), locais com grande fluxo de pessoas.
Coletor ecológico de pilhas e baterias adquirido pela Câmara
Já o terceiro coletor ficará no almoxarifado e servirá para coletar as pilhas e baterias descartadas pelos servidores da Casa. Para isso, será necessário que cada servidor entregue a pilha e a bateria antiga para adquirir uma nova.
Todo o material recolhido será encaminhado a agências dos Correios de Ipatinga, que já contam com o programa Cata-Pilhas em todo o estado de Minas Gerais.
De acordo com o presidente Nardyello Rocha (PMDB), a aquisição dos coletores ecológicos é uma das ações já adotadas pela Câmara para se adequar às exigências da ISO 14001, prevista para o próximo ano.
"Isso já faz parte de nossa rotina dentro do processo para obtenção da certificação Iso 14001, que é referente à responsabilidade ambiental. Medidas administrativas têm sido tomadas e vamos continuar trabalhando para minimizar os impactos ambientais. Dessa forma, a Câmara passará a ter duas certificações, já que, desde 2008, somos certificados Iso 9001.”