Prefeitura é criticada pelo caos no trânsito no início do feriado
Publicada em 16/08/2011 16:26
Falta de planejamento da Prefeitura e da Usiminas irritou motoristas, que tiveram que esperar mais de quatro horas
“Uma grande falta de respeito.” Com essas palavras, o vereador Dário Teixeira (PT) criticou os transtornos enfrentados por milhares de motoristas na tarde da última sexta-feira (12), devido à interrupção do tráfego de veículos no trecho urbano da BR-381 em Ipatinga.
Um enorme congestionamento foi formado na rodovia por quase quatro horas, segundo a imprensa regional, para a passagem de uma pesada carreta carregando peças fabricadas pela Usiminas Mecânica.
Enorme congestionamento foi provocado pelo transporte da peça
O vereador criticou o fato de a Prefeitura Municipal não ter informado a população da passagem da pesada carreta e de não ter sido oferecida nenhuma alternativa para que os motoristas escapassem do congestionamento.
“Recebemos inúmeras queixas na Câmara Municipal, de motoristas e moradores indignados com essa falta de respeito. A prefeitura não alterou o tráfego a tempo”, criticou o vereador do PT.
Dário Teixeira chamou de “inoportuno” o planejamento de logística da empresa para o transporte das peças, “na véspera de um fim de semana e de um feriado, quando, sabidamente, o tráfego de veículos é mais intenso”.
"Ficamos satisfeitos com a produção dessas peças pela siderúrgica, o que é bom para a economia da cidade. Mas é necessário que haja o planejamento prévio para que transtornos como esse não se repitam", disse.
Ele espera que, após as reclamações, a Prefeitura e a Usiminas Mecânica “planejem o transporte dessas peças gigantescas sem causar tantos transtornos”.
VIADUTO DA COMUNIDADE
Dário Teixeira aproveitou a oportunidade para criticar também o intenso tráfego de caminhões e carretas pesadas que prestam serviços à Usiminas pelas ruas do bairro Bom Retiro.
“Os caminhões pesados, com cargas diversas, complicam o trânsito, aumentam a poluição e colocam em risco muitas casas, cujas estruturas não aguentam mais”, afirmou.
Nesse caso específico, conforme Dário Teixeira, o problema seria resolvido se a Prefeitura de Ipatinga e a Usiminas concluíssem o Viaduto Vito Gaggiato (Viaduto da Comunidade), que atualmente dá acesso apenas à área interna da siderúrgica.
“O Viaduto foi construído com a participação do poder público e deveria servir como alternativa de acesso ao Bom Retiro. Mas a obra parou dentro da empresa, que, além de não abrir o acesso, ainda desvia seus caminhões e carretas de carga para as ruas do bairro”, concluiu o vereador petista.
foto: plox.com.br