Início do conteúdo

Câmara inicia trabalhos para obtenção da certificação de gestão ambiental


Publicada em 16/08/2011 17:34

Câmara inicia trabalhos para obtenção da certificação de gestão ambiental

 

A Câmara receberá, nesta quarta feira, 17, um engenheiro ambiental da DENDRUS - empresa que dará o suporte no processo de implantação do sistema de gestão ambiental (ISO 14001) e que fará o diagnóstico situacional da Câmara de Ipatinga.

 

A informação foi dada pela Mesa Diretora, que, juntamente com um grupo de servidores da comissão de implantação do sistema de qualidade, falará sobre o cronograma das atividades para obtenção do selo. 

 

A instituição_ já certificada ISO 9001:2008, de gestão da qualidade_ busca agora a implantação do sistema de gestão ambiental.  

 

“Já foi feita licitação, já tivemos alguns contatos com a equipe da empresa vencedora e já temos um cronograma de trabalho, para diagnosticar impactos ambientais, definir metas e realizar ações, que se finalizará em dezembro deste ano”, explicou o presidente Nardyello Rocha.

 

Nardyello ainda ressaltou que, com a obtenção desse selo de gestão ambiental, a Câmara de Ipatinga será a primeira de Minas Gerais a manter duas certificações.

Um dos primeiros passos, após a avaliação situacional da instituição, é a realização de um treinamento para os auditores internos, que serão multiplicadores na implantação dos requisitos da norma.

 

Vale lembrar que, após a implantação do sistema de gestão e das auditorias internas, a Câmara enfrentará a auditoria externa, que será feita por uma empresa certificadora.

 

Para o 2º secretário da Casa, vereador Roberto Carlos (PV), “esta ação disciplinará o servidor a promover diminuição no gasto de energia, papel e mudar atitudes e posturas que serão levadas para casa. Um ganho para a instituição e para a sociedade como um todo”, disse.

 

A servidora Marli Teixeira, que é um dos membros da equipe de implantação da gestão ambiental, esclareceu que a instituição, apesar de não ter ainda seu diagnóstico prévio, já começou a tomar providências que beneficiam o meio ambiente.  

 

“O setor de compras já adquiriu coletor de pilhas/baterias que servirá na adequação da logística reversa. Assim como já ocorre com os tonners, setores do administrativo só receberão pilhas novas, ao entregar as usadas”, esclareceu.

 

Outro ponto importante é que, além do coletor de pilhas e baterias disponibilizado aos servidores, a Câmara conta também com outros dois, um no hall da instituição e outro no CAC, à disposição dos munícipes. Após a coleta, esses materiais serão entregues à agência dos Correios, que tem convênio próprio de descarte com o governo do Estado.

 

Amanhã, 17, excepcionalmente, a Câmara abrirá suas portas às 12:30h. Isso porque todo o corpo de servidores se reunirá com a equipe, o presidente da Casa e vereadores da Mesa Diretora, para expor e unir forças em prol do projeto, que deverá ser trabalhado em conjunto com os vereadores mirins.

 

 

Início do rodapé