Vereadores mirins pedem melhorias no sistema público de saúde de Ipatinga
Publicada em 19/08/2011 18:07
Os vereadores mirins de Ipatinga se mostraram preocupados com o sistema público de saúde do Município. Durante reunião ordinária da Câmara Mirim, na tarde desta sexta-feira (19), duas indicações apresentadas em plenário tiveram como objetivo promover melhorias no atendimento à população.
A vereadora mirim Maria Augusta Medeiros Andrade, na Indicação nº 284/2011, sugere ao prefeito Robson Gomes da Silva a “contratação de mais médicos, em todas as especialidades, para ampliar e melhorar o atendimento nas unidades de saúde da rede pública municipal”. Em sua justificativa, a parlamentar destaca que a saúde é um dos setores mais carentes de Ipatinga e que a falta de médicos, especialistas em diversas áreas, tem causado transtornos e sérios riscos à saúde da população.
“Muitas vezes os postos de saúde não contam sequer com um clínico geral e as pessoas têm que voltar para casa sem atendimento. No caso de especialistas, consultas e exames demoram vários meses para serem marcados”, denuncia Maria Augusta.
Na Indicação nº 281/2011, de autoria do vereador mirim André Felipe de Oliveira Costa, a sugestão é implementar programas que possibilitem a marcação de consultas médicas por telefone e melhorem a comunicação com as unidades de saúde que integram a rede municipal.
“Uma das maneiras de melhorar a prestação do atendimento na saúde seria implantar um serviço telefônico eficiente, com a disponibilização de um número de telefone para que os moradores possam marcar consultas médicas sem a necessidade de sair de casa e de passar horas na fila, muitas vezes sem nenhuma garantia de atendimento”, justifica André Felipe.
Vias públicas
Melhorias no trânsito, nas vias públicas e ciclovias também são reivindicações dos vereadores mirins de Ipatinga.
Elder Costa apresentou a Indicação nº 283/2011, que sugere ao prefeito municipal intensificar a fiscalização, em todos os bairros da cidade, sobre os estabelecimentos comerciais que ocupam as calçadas e vias públicas com materiais, produtos, lixo e entulho.
“O sagrado direito de ir e vir da população, muitas vezes, acaba esbarrando na falta de educação de algumas pessoas, que ignoram as normas legais e de saúde e fazem das calçadas e vias públicas locais para exposição de produtos e mercadorias ou para depositarem lixo e entulhos”, ressalta o parlamentar.
Os problemas de conservação das ciclovias da cidade foram observados na Indicação nº 260/2011, de autoria da vereadora mirim Mariana Correa Nantes. Além de pedir a reforma das vias destinadas ao trânsito de bicicletas, ela sugere a instalação de lixeiras.
Preocupado com a segurança de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, principalmente dos estudantes da escola Educação Criativa, no bairro Cidade Nobre, o vereador mirim João Victor Anício Feitosa de Sousa, na Indicação nº 282/2011, sugeriu a adoção de medidas para controlar o tráfego de veículos na Avenida Carlos Chagas, próximo ao restaurante Tradição.
Conforme João Victor, nos horários de pico do trânsito, que coincidem com os de entrada e saída dos estudantes da Educação Criativa, os riscos e transtornos para todos é muito grande. O parlamentar pede a instalação de um semáforo ou o deslocamento de policiais militares para o local com o objetivo de aumentar a segurança de todos que utilizam a via.
Outras indicações
Também foram apresentadas pelos vereadores mirins, na reunião desta sexta-feira, as seguintes indicações: “Criação de uma política de incentivo à utilização de energia renovável pelas repartições públicas e pelas empresas do setor de construção civil e moradores em geral” (nº 278/2011 – Klismann Soares Rainer Teixeira); “Criação do projeto ‘Praça Digital’ nas praças centrais de Ipatinga, disponibilizando acesso gratuito à internet para um número cada vez maior de moradores” (nº 280/2011 – Nickolas de Jesus Ambrósio); “Criação de um ‘Centro de Ensino Profissionalizante’ para jovens e adolescentes da Regional 6 do Município” (nº 279/2011 – Andrey Silveira Ramos); Gestões junto à Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG) para a realização de obras e serviços de modernização da rede de energia elétrica de Ipatinga, de modo a evitar os constantes apagões enfrentados por moradores de várias regiões da cidade” (nº 265/2011 – Júlia Marques Soares Gaggiato).