Início do conteúdo

Nota do IDEB deverá ser afixada na porta das escolas em Ipatinga


Publicada em 22/08/2011 17:03

Nota do IDEB deverá ser afixada na porta das escolas em Ipatinga

Vereadores aprovam projeto de lei voltado para a melhoria da educação 

 

As escolas públicas e particulares de Ipatinga serão obrigadas a divulgar em lugar visível ao público o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB da instituição e do Município. A lei, de autoria do vereador Roberto Carlos (PV), foi aprovada em primeira discussão e votação na tarde desta segunda-feira (22), durante reunião ordinária na Câmara Municipal.

 

A divulgação deverá ser feita em cartaz padronizado a ser afixado na entrada de cada uma das escolas avaliadas. A peça deverá conter um esclarecimento sobre o que representa o IDEB, o valor expresso obtido pela escola _ em uma escala de 0 a 10 _ a meta estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC) e o valor da média do IDEB apurado nas escolas da rede de ensino de Ipatinga.

 

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. Ele é calculado com base no desempenho dos estudantes em avaliações e em taxas de aprovação.

 

Para que o IDEB de uma escola ou rede cresça, é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula. O índice é medido a cada dois anos e o objetivo é que o País, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6 em 2022, correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos.

 

O vereador Roberto Carlos acredita que a divulgação do IDEB nas escolas será uma forma de valorizar aquelas que obtiveram uma boa nota e de incentivar a melhorarem aquelas que não tiveram um bom desempenho na última avaliação. Segundo o parlamentar, ao tomarem conhecimento de que a escola de seus filhos não teve uma boa pontuação, os pais poderão cobrar um melhor desempenho das instituições de ensino.

 

 

foto destaque: viacomercial.com.br

 

Início do rodapé