Início do conteúdo

Multiplicadores do Sistema da Qualidade iniciam curso de Sistema de Gestão Ambiental


Publicada em 23/08/2011 16:30

Multiplicadores do Sistema da Qualidade iniciam curso de Sistema de Gestão Ambiental

 

Investimento da Câmara na formação de servidores é um dos passos para a obtenção da ISO ambiental

 

“Qualquer mudança de gestão exige uma mudança de comportamento para a melhoria do ambiente.” Esse é apenas um dos vários ensinamentos da Dra. Adriana Ferreira de Faria, professora adjunta de engenharia de produção da Universidade Federal de Viçosa, que ministra, desde segunda-feira (22/08), o curso baseado na ISO 14001:2000 - Implantação de Sistema de Gestão Ambiental.

 

O curso, que faz parte do processo de auditores que serão multiplicadores da Câmara de Ipatinga, terá duração de 40h/aulas e será dividido em 3 etapas. Esse treinamento está sendo realizado para 20 servidores da Casa Legislativa, de todos os setores administrativos.

 

Na primeira etapa, os alunos estudaram a contextualização ambiental, aspectos ambientais e logística reversa. Animada, a professora disse se sentir motivada. Sempre trabalhando na obtenção dessas certificações ambientais, é a primeira vez que ela ministra curso para servidores públicos.

 

“Confesso que, por motivos pessoais, não podia aceitar o convite, mas quando soube que se tratava de uma organização pública, me senti motivada a estar neste projeto. Percebo que há compromisso e competência na equipe que estamos tendo a oportunidade de conhecer, de trocar experiências, de ensinar e aprender também”, disse Adriana.

 

 

 

Ela reiterou que a competência sem a técnica, ou vice-versa, não é uma fórmula adequada. “Encontrei técnicos competentes e dedicados. A Câmara está fazendo sua parte, porque mapear problemas e contribuir para o desenvolvimento sustentável faz dela uma instituição diferente, exemplar, que deixa exemplos para outras entidades públicas”, comentou a doutora em engenharia de produção.

 

Para a servidora Maria Celeste Sousa, que ocupa o cargo de assessora de políticas públicas na Câmara, esse curso é essencial para trabalhar o objeto pretendido, que é a certificação da gestão ambiental.

 

“Está sendo uma experiência muito rica rever conceitos, aprender sobre o meio ambiente de forma mais ampla, repensando com profundidade o tema e nos preparando para trabalhar como multiplicadores”, disse Celeste.

 

A próxima etapa do curso será nos dias 29 e 30 de agosto, e o tema estudado será sistema de gestão e requisitos da norma.

 

 

Início do rodapé