Eleição da nova Câmara Mirim acontece no dia 25 de outubro
Publicada em 24/08/2011 16:10
Expectativa é de que 15 mil estudantes participem do pleito, adiado em função da greve nas escolas municipais
Devido à paralisação das aulas na rede municipal de ensino, a eleição da Câmara Mirim, prevista para o dia 13 de setembro, foi adiada para o dia 25 de outubro. O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira (24), pelo presidente da Câmara Municipal de Ipatinga, Nardyello Rocha (PMDB).
Das 44 escolas que devem participar do processo eleitoral, 37 já realizaram o cadastramento de seus eleitores, o que representa um total de 12,1 mil estudantes. A expectativa é de que 15 mil jovens participem da eleição.
“Trata-se da maior eleição de Câmara Mirim do País e temos orgulho de tê-la reconhecida nacionalmente”, destacou Nardyello Rocha.
De acordo com o cronograma da eleição, até o final deste mês serão concluídas as fotografias digitais dos candidatos a vereador mirim. Elas devem estar de acordo com o layout do arquivo de fotos do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), para serem inseridas nas urnas eletrônicas.
A campanha eleitoral acontece entre os dias 26 de setembro e 24 de outubro. A novidade, este ano, serão os debates entre os candidatos, realizados nas escolas participantes. Todo o material de campanha, como os "santinhos", será fornecido pela Câmara Municipal de Ipatinga.
Cada escola participante poderá ter no máximo seis candidatos. Entre 250 e 300 estudantes devem concorrer no pleito, que elegerá 52 vereadores mirins.
Através de sorteio, marcado para o dia 28 de outubro, serão definidas as composições dos quatro mandatos que compõem a legislatura, a terceira da Câmara Mirim. Cada mandato, com 13 parlamentares, tem duração de seis meses.
Sobre a importância do projeto da Câmara Mirim, que é de sua autoria, Nardyello Rocha lembrou, nesta quarta-feira, durante entrevista coletiva à imprensa, que nove leis aprovadas pelos vereadores do Legislativo ipatinguense tiveram origem entre os mirins.
“Entre as indicações dos vereadores mirins que se tornaram lei em Ipatinga podemos citar a execução do hino nacional antes dos eventos esportivos no estádio municipal”, destacou o presidente da Câmara.
Também presente na entrevista coletiva para divulgar o novo cronograma da eleição da Câmara Mirim, a servidora Elza Vieira de Paula, coordenadora do Centro de Atenção ao Cidadão (CAC), afirmou que não há nenhuma interferência de servidores da casa nas propostas apresentadas pelos jovens parlamentares. “As indicações feitas pelos vereadores mirins saem da cabeça deles mesmos. O que fazemos é apenas ajudá-los a formatar adequadamente suas propostas”.
Elza de Paula explicou também que será formada uma comissão de ex-vereadores mirins para apresentar o projeto da Câmara Mirim e incentivar os debates entre os candidatos desta eleição.
A diplomação dos vereadores mirins eleitos e de seus suplentes está marcada para o dia 4 de novembro. A posse acontece no dia 7 do mesmo mês, no plenário da Câmara Municipal, às 14h.