Início do conteúdo

Satisfação total em trabalhar na Câmara de Ipatinga


Publicada em 30/08/2011 15:10

Satisfação total em trabalhar na Câmara de Ipatinga

Servidores fazem ótima avaliação do ambiente organizacional em pesquisas realizadas pelo Sistema de Gestão da Qualidade

 

O relacionamento com os colegas de trabalho na Câmara Municipal de Ipatinga foi considerado ótimo (78,7%) e bom (21,3%) pelos servidores efetivos e comissionados do Legislativo. O dado foi obtido na mais recente Pesquisa de Clima Organizacional realizada pelo Sistema de Gestão da Qualidade da Câmara.

 

A liberdade dos servidores para propor melhorias, dar sugestões e idéias na execução de seus trabalhos foi avaliada como ótima (61,7%) e boa (38,3) pelos entrevistados. O relacionamento com gerentes e coordenadores também foi muito bem avaliado, sendo considerado ótimo por 70,2% dos servidores e bom por 29,8%.

 

Conforme a servidora Ana Marisa Carvalho de Andrade, coordenadora do Sistema de Gestão da Qualidade, em relação à pesquisa anterior, foi detectada uma melhora no nível de satisfação dos servidores, principalmente quanto aos treinamentos realizados. Ela também ressaltou que 97,8% dos funcionários se sentem bem ou ótimo em trabalhar na Câmara.

 

Ana Marisa explicou que as pesquisas de clima organizacional são realizadas semestralmente, pois a norma ISO 9001:2008 preconiza a obtenção de ‘feedback’ dos clientes do Sistema de Gestão da Qualidade, que são os servidores do Legislativo, os vereadores e os munícipes.

 

O presidente da Câmara, vereador Nardyello Rocha (PMDB), entende que os resultados da pesquisa mostram um quadro amplamente favorável no ambiente de trabalho da Câmara Municipal de Ipatinga. “Esta atmosfera positiva é fundamental para que o trabalho prestado ao nosso cliente, que é o munícipe ipatinguense, seja próximo da excelência”, afirmou.

 

 

 

 

A motivação e valorização dos servidores da Câmara sempre foi uma

meta da atual Mesa Diretora

 

 

 

Além dos servidores efetivos e comissionados, foram pesquisados também os funcionários dos gabinetes dos vereadores e os munícipes, porém os dados referentes a estes últimos ainda não foram compilados.

 

Quanto aos questionários aplicados aos funcionários dos gabinetes dos vereadores, os resultados também foram considerados bastante satisfatórios. Sobre a cordialidade e atenção dos servidores efetivos para com os mesmos, 66,6% responderam ser bom e 26,6%, ótimo. O tempo para o retorno das informações solicitadas aos órgãos da Câmara foi avaliado como bom por 53,3% dos entrevistados e como ótimo por 23,3%.

 

De acordo com Nardyello Rocha, um servidor motivado, valorizado e bem treinado sempre foi meta da gestão da atual Mesa Diretora e dos vereadores do Legislativo ipatinguense.

 

Nos questionários aplicados, também foram registradas críticas, sugestões e comentários dos servidores.

 

“A pesquisa de satisfação, não só esta, mas outras que serão feitas, nos auxiliam a medir o grau de satisfação dos nossos clientes e detectar nossos erros para que sejam imediatamente corrigidos e possamos a cada dia oferecer um serviço de excelência", concluiu Nardyello Rocha.

Início do rodapé