Câmara propõe parceria com associações de catadores de materiais recicláveis
Publicada em 31/08/2011 17:39
Com implantação do Sistema de Gestão Ambiental, Legislativo busca destinação adequada para resíduos sólidos
Representantes de associações de catadores de materiais recicláveis estiveram, na tarde desta quarta-feira (31), na Câmara Municipal de Ipatinga, para uma reunião com o presidente do Legislativo, Nardyello Rocha (PMDB), e com servidores envolvidos no processo de obtenção da norma ISO 14001:2004, de gestão ambiental. Uma parceria com as entidades foi proposta para que todos os resíduos sólidos produzidos pela Câmara sejam destinados a essas entidades.
Estiveram presentes no encontro representantes da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Ipatinga (Ascari), da Associação dos Catadores de Material Reciclável do Vale do Aço (Amavale) e da Cooperativa dos Catadores do Vale do Aço (Coopecava), que inicialmente foram informados sobre a implantação do sistema de gestão ambiental na Câmara. Nardyello Rocha explicou que a reunião seria uma primeira aproximação para sondagem do interesse no estabelecimento da parceria.
“Gostaria de saber se existe o interesse das associações em fazer a parceria, que deve beneficiar a todos os envolvidos, por isso convoquei este encontro. Acredito que os resultados serão muito positivos”, afirmou Nardyello.
Entre as adequações que deverão ser feitas pela Câmara, com a implantação da norma ISO 14001, está a coleta seletiva dos resíduos sólidos produzidos em sua rotina de atividades. Como todo o material deve ter uma destinação adequada, surgiu então a proposta de envolver as associações que trabalham com reciclagem.
Os representantes das associações se mostraram muito interessados em efetivar a parceria. “Para nós, será muito bom. Ainda temos muitas dificuldades e vai ser uma força para nos ajudar”, afirmou Delma Soares, presidente da Amavale.
Foi combinado que as associações fornecerão, à comissão responsável pelo Sistema de Gestão Ambiental do Legislativo, a relação dos materiais que reciclam.
As associações relataram que já possuem experiência em convênio com empresas e instituições da região. Nos próximos dias, as entidades apresentarão alguns documentos necessários para a efetivação da parceria com a Câmara de Ipatinga.
“Não adianta fazermos a coleta seletiva se, no momento do transporte, tudo for misturado novamente. É preciso que todo o material seja levado de forma adequada e que tenhamos a garantia da sua reciclagem posterior”, ressaltou o superintendente da Câmara, Lúcio Aguiar, também presente à reunião.
Para o recolhimento dos materiais no Legislativo, será estabelecido um calendário. Essa e outras iniciativas para o bom funcionamento da parceria serão definidas em novos encontros entre os representantes das associações e da Câmara.