Idealizador de Movimento da Terceira Idade recebe Medalha do Mérito Legislativo
Publicada em 01/09/2011 15:02
Como forma de reconhecimento ao trabalho deste que foi um dos incentivadores dos movimentos que trabalham com os idosos, a Câmara Municipal de Ipatinga, por iniciativa do vereador César Custódio (PPS), aprovou por unanimidade a concessão da Medalha do Mérito Legislativo a José Maria Pernisa, na última sessão extraordinária realizada em agosto.
Para o vereador, atitudes como a de José Maria devem servir como exemplo a ser seguido. “Enquanto muitos se preocupam simplesmente com o material e o dinheiro, ele se preocupou com o que temos de maior valor, que é o ser humano”, ressaltou César.
Aposentado em julho de 2010, o ex-morador do bairro Cariru, que volta a residir em sua terra natal, é casado com Alzira Terezinha, com quem tem três filhos: Sabrina, Sandra e Vinícius, todos nascidos em Ipatinga. “Volto a Mar de Espanha por causa de meus pais, que hoje tem 82 e 77 anos, mas não penso em parar de trabalhar com idosos”, observou.
História
Os movimentos organizados que lidam com os idosos no Vale do Aço talvez não teriam a força que têm hoje se não fosse a participação de um jovem. Em 1986, aos 26 anos de idade, José Maria Pernisa, natural de Juiz de Fora (MG), veio morar em Ipatinga para trabalhar na Usiminas como técnico de edificações e, naquele mesmo ano, resolveu ser voluntário no Lar Paulo de Tarso, no bairro Bom Retiro. Chegou como visitante, ocupou vários cargos e se tornou presidente da instituição em 1990, exercendo a função por cinco mandatos consecutivos.
Sempre preocupado com o apoio e a valorização dos idosos na sociedade, foi um dos precursores para a criação do Movimento da Terceira Idade em Ipatinga, pois naquela época não existiam leis que protegiam os mais experientes. Hoje, com 18 anos de fundação, o Movimento da Terceira Idade teve José Maria Pernisa como presidente por doze anos. Sua iniciativa com o Movimento serviu como exemplo para criação de espaços destinados aos idosos também em cidades vizinhas.
Atuante e incansável, Pernisa, como é conhecido, é um exemplo de ser humano que acredita fielmente na possibilidade de se fazer das ações de hoje a concretização de um mundo melhor para se viver amanhã. “Quando o ex-presidente Luiz Inácio Lula sancionou o Estatuto dos Idosos, que foi transmitido ao vivo pela TV, chorei como uma criança, porque senti que era a minha vida que estava ali”, lembra emocionado.
Na década de 80, segundo José Maria, não existiam espaços nas comunidades para que os idosos tivessem atividades para interação. Dessa forma, Pernisa conseguiu, através de muitos esforços, trazer vários benefícios à classe. Como exemplo, ele cita a criação de grupos de dança sênior, teatro e coral, além da realização de outras atividades, como passeios turísticos, palestras educativas e o incentivo à participação dos idosos nas decisões políticas da cidade.
Pernisa participou também ativamente na criação do Conselho Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal do Idoso. “Sou feliz por não ter passado em branco, porque existem dois extremos na vida: a criança e o idoso. Infelizmente, ainda hoje falta apoio aos mais experientes”, observou.