Início do conteúdo

Vigilantes da CMI envolvidos no processo de implantação da ISO de gestão ambiental


Publicada em 01/09/2011 17:46

Vigilantes da CMI envolvidos no processo de implantação da ISO de gestão ambiental

A comissão de implantação da norma ISO 14001:2004, de gestão ambiental, reuniu-se com os funcionários que trabalham na vigilância da Câmara Municipal de Ipatinga na noite de quinta-feira (31). O objetivo da reunião foi a sensibilização dos vigilantes em relação ao novo projeto do Legislativo e a conscientização de todos sobre a importância de sua participação.

 

“Eles são os últimos a permanecerem no ambiente de trabalho, portanto, devem ficar atentos a alguma lâmpada que estiver acesa, a algum equipamento fora do lugar ou ligado”, afirmou a servidora Marli Teixeira de Andrade, que faz parte da comissão da ISO 14001. 

 

Outra atividade desempenhada pelos vigilantes diz respeito à utilização dos coletores de pilhas e baterias, localizados no hall da Câmara e no Centro de Atenção ao Cidadão (CAC). São eles que orientam os munícipes sobre o descarte adequado do material.

 

“Muitas dessas atividades, os vigilantes já desempenham. Na reunião nós também buscamos conhecer o nível de conhecimento deles sobre a ISO 9001, Qualidade Total, ISO 14001, etc.”, explicou Marli Teixeira.

 

A servidora falou aos vigilantes sobre todo o processo de certificação ISO 9001, referente à qualidade, que se integra com a norma 14001, sobre a gestão ambiental.

 

Também integrante da comissão de implantação da norma ISO 14001, o servidor Fabrício de Assis Ferreira falou aos vigilantes sobre o programa ‘5 S’, que é a etapa inicial e base para implantação da Qualidade Total. É assim chamado devido à primeira letra de cinco palavras japonesas: seiri (descarte), seiton (arrumação), seiso (limpeza), seiketsu (higiene) e shitsuke (disciplina).

 

O programa tem como objetivo mobilizar, motivar e conscientizar toda a empresa para a Qualidade Total, através da organização e da disciplina no local de trabalho.

 

Otoniel Antônio Dias, responsável pela equipe de vigilância da Câmara, acredita ter sido bastante proveitosa a reunião. “Posso garantir que nossa equipe vai se envolver com muita vontade para que a Câmara alcance a certificação ISO 14001. Já temos algumas sugestões a fazer, no sentido de ajudar na economia de energia e água, além da organização do trabalho. Algumas coisas que vimos sobre o programa ‘5 S’ nós já colocamos em prática e estaremos cada vez mais atentos. Muitas ações que desenvolvemos aqui, podemos levar para nossas casas”, afirmou.

 

Na próxima semana, a comissão da ISO 14001 deverá se reunir com os funcionários que trabalham com a limpeza e serviços gerais da Câmara. “Eles já fazem um ótimo trabalho e vamos incentivá-los a manter o padrão. O encontro será importante porque eles serão envolvidos fortemente no sistema de coleta coletiva dos resíduos produzidos pelo Legislativo”, explicou Marli Andrade.

Início do rodapé