Candidatos "sonham" com mandato na Câmara Mirim
Publicada em 05/09/2011 17:40
Estudantes da Escola Estadual João XXIII acompanham reunião e já apresentam plataformas
Quatro candidatos a vereador mirim nas próximas eleições da Câmara Mirim de Ipatinga conheceram de perto, na tarde desta segunda-feira (05), a rotina de trabalho dos parlamentares da atual legislatura. Alunos da Escola Estadual João XXIII, localizada no bairro Iguaçu, Thalyane Torres Andrade, Hisgreyfon Mendes Lima Júnior, Maria Luiza Bisi Ferreira e Carolaine Dalves Soares Silva, todos da 7ª série, acompanharam atentamente as votações e indicações feitas em plenário.
Os estudantes lançaram suas candidaturas de forma voluntária, diante de comunicação feita pela direção da Escola Estadual João XXIII sobre a abertura do processo eleitoral na Câmara Mirim. Eles são os únicos candidatos da escola e concorrem a uma vaga de vereador mirim e uma de suplente.
Thalyane disse ter gostado muito de conhecer o Legislativo mirim e já pensa em algumas indicações que, se eleita, poderá apresentar. “Quero buscar melhorias para as escolas públicas, como a minha, onde faltam muitas coisas. Outra indicação poderá ser com relação a melhorias na iluminação em ruas, praças e avenidas, como a avenida Brasil e a praça próxima à Escola Municipal Altina Olívia Gonçalves, ambas no Iguaçu”, declarou a candidata.
Hisgreyfon Júnior, morador do bairro Veneza II, vai lutar por mais áreas de lazer na cidade e está otimista quanto à sua eleição. “Quero ter a experiência de ser vereador mirim. Tenho muitos amigos, inclusive em outras escolas, e acredito que vou ter uma boa votação”.
Maria Luiza também aposta em seus relacionamentos com alunos de outras escolas para ser eleita e não descarta um futuro na política. “É o meu segundo ano na João XXIII, mas conheço muitas pessoas em outras escolas. Se eu for eleita vereadora mirim, pode ser uma boa experiência para, no futuro, pensar em ocupar um cargo político como adulta”, afirmou a estudante.
Moradora do bairro Iguaçu, Carolaine Silva quer representar bem a sua escola e disse que o seu comportamento já mudou após assumir a candidatura à Câmara Mirim. “Caso seja eleita, quero representar bem a minha escola. Estão faltando até cadeiras para os alunos lá. Alguns chegam a sentar em lixeiras. Após me candidatar, sinto que até mudei meu comportamento, estou mais responsável”, avaliou Carolaine.
As eleições da Câmara Mirim acontecem no dia 25 de outubro. A expectativa é de que 44 escolas participem do processo eleitoral, com um total de 15 mil jovens escolhendo seus candidatos.