Início do conteúdo

Câmara faz diagnóstico do lixo produzido pelos setores


Publicada em 09/09/2011 16:23

Câmara faz diagnóstico do lixo produzido pelos setores

Funcionários da limpeza participam de reunião sobre implantação da ISO 14001, de gestão ambiental

 

 

Depois de se reunir com os funcionários da vigilância, a comissão de implantação da norma ISO 14001:2004, de gestão ambiental, teve um encontro, nesta sexta-feira (09), com os trabalhadores da limpeza e serviços gerais da Câmara Municipal. Mais uma vez, o objetivo foi a sensibilização em relação ao novo projeto do Legislativo e a conscientização sobre a importância da participação de todos.

 

O superintendente da Câmara, Lúcio Aguiar Ferreira, explicou inicialmente aos funcionários presentes sobre os processos de certificação ISO. O Legislativo ipatinguense já possui a certificação ISO 9001, relativa ao Sistema de Gestão da Qualidade, e agora busca a ISO 14001. “A importância das normas de procedimentos é evitar falhas. A ISO preconiza que seja escrito o que se faz na rotina de trabalho de uma instituição, para que o conhecimento não seja retido, mas repassado a todos.”

 

Conforme Lúcio Aguiar, a norma ISO 14001, de gestão ambiental, tem como objetivo a proteção do planeta, através do uso racional da água, economia de energia elétrica e descarte adequado do lixo. “No caso da energia, se todos reduzirem o consumo, será menor a demanda, menos usinas hidrelétricas precisarão ser construídas e menos áreas florestais precisarão ser inundadas, preservando a natureza.”

 

O superintendente destacou a importância dos funcionários da limpeza da Câmara no processo de certificação ambiental. “Vocês serão os guardiões de todo o processo. Desde o momento da coleta seletiva até o recolhimento de todo o material por nossos parceiros, Vocês poderão fiscalizar tudo o que está acontecendo. Não é difícil, tudo é muito simples. Não precisa ter medo. Basta querer, ter boa vontade e comprometimento.”

 

Integrante da comissão de implantação na norma ISO 14001, o servidor Fabrício de Assis Ferreira falou sobre o programa ‘5 S’, que tem como objetivo mobilizar, motivar e conscientizar toda a empresa para a qualidade, através da organização e da disciplina no local de trabalho. “Às vezes acumulamos e guardamos coisas que não utilizamos. Algumas questões são básicas, como os princípios da arrumação e da ordenação. Aquilo que não precisamos deve ser descartado de maneira ecologicamente correta.”

 

Segundo Fabrício Ferreira, o ser humano também faz parte do meio ambiente, por isso precisamos nos preocupar com a higiene pessoal e a saúde de todos. Ele ressaltou também que necessitamos desenvolver a autodisciplina. “Devemos promover uma mudança interna em nós mesmos, para que perdurem as mudanças feitas através do processo de certificação da ISO de gestão ambiental”.

 

 A servidora Érika Alves de Assis Contão, coordenadora do Sistema de Gestão da Qualidade, explicou aos funcionários da limpeza sobre um diagnóstico do lixo, produzido pelos setores da Câmara, que será realizado nas próximas semanas. “Precisamos inicialmente qualificar e quantificar os resíduos produzidos na Casa. Para isso, vamos coletar separadamente os papéis, copos descartáveis e jornais. Queremos saber quanto cada setor da Câmara produz de lixo e como ele está dividido.”

 

A encarregada Neuza Maria da Silva acredita que não haverá problemas de adaptação do pessoal da limpeza. “Alguns funcionários precisarão de maior atenção, mas no geral não vejo dificuldade para fazermos a coleta seletiva do lixo. Todos já têm perguntado e se mostrado interessados nas mudanças.”

Início do rodapé