Dário cobra limpeza e adverte sobre riscos no período chuvoso
Publicada em 14/09/2011 16:55
O vereador Dário Teixeira (PT) manifestou, nesta quarta-feira (14/09), sua preocupação com a proximidade da temporada de chuvas, que, segundo ele, “poderá fazer vários estragos na cidade, se não forem tomadas medidas preventivas”. Conforme o petista, “a cidade está muito suja”, com lixo e entulho entupindo calhas e bocas-de-lobo.
Dário Teixeira disse que esses problemas existem em vários pontos da cidade, citando como exemplo dessa “situação preocupante” os bairros Bom Retiro, Horto e Santa Mônica, onde é possível constatar canaletas tomadas por entulhos e bocas-de-lobo cheias de lixo. “Se chover forte, a água não vai ter por onde escoar e vários pontos serão alagados, como já vimos em anos anteriores”, advertiu o vereador.
“As canaletas e bocas-de-lobo devem ser limpas com regularidade, mas parece que há muito tempo esse serviço não é feito em Ipatinga. Esse descaso, porém, poderá custar caro. A temporada de chuvas está próxima e, se nada for feito urgentemente, podemos esperar problemas com inundações. A Prefeitura não pode ficar omissa”, criticou Dário Teixeira.
DENGUE
Considerando o fato de que os bairros integrantes da Regional 2 da cidade são muito movimentados, com a presença de várias escolas e faculdades e com a proximidade de uma das principais portarias da Usiminas, Dário Teixeira cobrou “iniciativas concretas” da Prefeitura de Ipatinga e das empresas Vital Engenharia e Infrater, contratadas para a limpeza pública e coleta de entulhos, para “limpar de verdade” as ruas e avenidas da cidade.
De acordo com Dário Teixeira, a situação poderá ter reflexos negativos também na saúde da população, lembrando que lixo e água parada são uma “combinação perigosa, que tem como efeito mais conhecido a explosão de casos de dengue”.
REDE DE ESGOTO
Em alguns pontos da cidade, na avaliação do vereador petista, a Prefeitura precisa fazer mais do que uma limpeza nas canaletas e bocas-de-lobo. Ele denunciou que em alguns bairros, como o Horto, a rede de esgoto é antiga e ligada à rede pluvial, provocando inundações com qualquer chuva forte.
Em relação às redes de esgoto e pluvial, Dário Teixeira disse que já discutiu o assunto com a Copasa, mas a solução não depende só da empresa. A informação da estatal é que a sua responsabilidade é com a rede de esgoto, cabendo à Prefeitura de Ipatinga a implantação da rede pluvial. “Mas, para essa parceria funcionar, a Prefeitura tem que fazer a sua parte, o que não aconteceu até hoje”, concluiu Dário.
foto destaque: Ernesto Rodrigues