Câmara recolhe mais de 100 kg de material reciclável
Publicada em 16/09/2011 17:16
A Câmara Municipal de Ipatinga recolheu 110 kg de material que será encaminhado para cooperativas e associações do Município voltadas para reciclagem.
Esta é a primeira semana em que papéis, jornais e copos de plásticos são coletados seletivamente em todos os setores da Casa, inclusive nos gabinetes parlamentares.
“A proposta é dimensionar os resíduos coletados para estabelecermos metas para a implantação da ISO”, disse Marli de Andrade, uma das integrantes da comissão de implantação na Câmara do certificado ISO 14001:2004, de gestão ambiental.
No total, serão duas semanas em que haverá a medição da quantidade de materiais produzidos pela instituição. Segundo integrantes da comissão, a participação dos servidores foi positiva.
Para colocar em prática esse plano, lixeiras próprias foram espalhadas em todos os setores da Câmara.
Com o resultado de 110 kg, seria possível recolher praticamente 1 tonelada de copos, jornais e papéis em apenas dois meses. Pilhas e baterias, que também passam por uma coleta seletiva, não foram contabilizadas nessa amostragem.
É importante lembrar que o trabalho para a aquisição da ISO não se resume apenas à coleta seletiva de materiais.
Diminuição do consumo de água, de gás, de energia elétrica (como na utilização de ar condicionado, de refrigerador e bebedouros elétricos), de produtos de limpeza, entre outros, também entrarão no rol dos procedimentos que serão implantados.
A expectativa é de que a ISO seja implantada por definitivo já no início de 2012, tempo necessário para que o Legislativo se adapte às novas exigências.