Dário cobra medidas preventivas para melhorar a segurança pública
Publicada em 20/09/2011 17:43
O vereador Dário Teixeira (PT) ocupou a tribuna da Câmara de Ipatinga na reunião ordinária desta terça-feira (20), para chamar a atenção para “um grave problema que aflige a cidade”: o aumento da criminalidade.
Ele observou que o número de crimes, principalmente roubos, vem crescendo em vários bairros. “A população está ficando acuada e sentindo na pele a falta de uma política de segurança que seja preventiva e efetiva”, alertou o petista. Dário Teixeira disse que “os assaltos acontecem todos os dias” e que, nos últimos tempos, têm migrado para os bairros e para os pequenos estabelecimentos comerciais. “As grandes redes e os bancos têm um acompanhamento da polícia, além de terem condições de arcarem com custos para instalação de câmeras de vigilância e contratação de seguranças, mas o pequeno comerciante não tem como fazer isso e acaba sendo a grande vítima”, criticou. Um exemplo dessa insegurança, conforme o vereador do PT, é a região dos bairros Bethânia e Vila Militar, onde os crimes contra o patrimônio aumentaram muito nos últimos tempos. Naquela região, um dos alvos preferidos dos ladrões são os estabelecimentos – como farmácias, padarias e mercearias – que funcionam como postos de recebimento de contas de água, luz e telefone, entre outras. “Temos recebido muitas reclamações de moradores e comerciantes do Bethânia e do Vila Militar, inseguros e preocupados com o grande número de roubos e furtos naquela região. Os comerciantes que trabalhavam também com recebimento de contas foram obrigados a suspender esse serviço, de tantos roubos que vinham acontecendo. Para a comunidade, o prejuízo é duplo: além da insegurança, os moradores desses bairros agora são obrigados a se dirigirem a agências bancárias do Canaã ou do Centro para pagar as suas contas”, denunciou Dário Teixeira. PREVENÇÃO Na semana passada, o vereador esteve no Vila Militar, a convite de moradores e comerciantes, para ver de perto a situação. “A insegurança é enorme, o que exige medidas imediatas por parte da Polícia Militar e da Prefeitura de Ipatinga, para devolver a tranquilidade aos moradores”, constatou.
Após a reunião da Câmara Municipal, o vereador do PT informou que encaminhará as reclamações ao comando da Polícia Militar em Ipatinga, na busca de uma solução para esse problema que ele considera “da maior gravidade”. “Não podemos mais conviver com a insegurança pública, que hoje é uma preocupação de todos. As pessoas estão sendo atacadas, tendo armas apontadas para as suas cabeças, em plena luz do dia. É preciso, além da punição aos criminosos, que seja feito um trabalho preventivo”, concluiu Dário Teixeira.