Início do conteúdo

Comissão Especial vai acompanhar situação de funcionários demitidos pela Vital Engenharia


Publicada em 23/09/2011 18:20

Comissão Especial vai acompanhar situação de funcionários demitidos pela Vital Engenharia

 Empresa de limpeza urbana estaria sem receber pagamento da Prefeitura de Ipatinga há sete meses  

 

 

O plenário da Câmara Municipal de Ipatinga foi ocupado, na tarde desta sexta-feira (23), durante a terceira reunião ordinária do mês de setembro, por vários trabalhadores da limpeza urbana no Município. Nas mãos, eles exibiam o aviso prévio recebido da empresa Vital Engenharia Ambiental, concessionária dos serviços de capina, varrição e coleta de lixo de Ipatinga.

 

A demissão em massa na empresa, que segundo informações totalizam mais de 300, seria motivada pelo atraso de sete meses no pagamento de seus serviços pelo Executivo. Como a empresa teria pouco mais de 500 funcionários, o corte seria equivalente a cerca de 60% dos seus postos de trabalho, o que certamente compromete a limpeza urbana no Município.

 

A situação denunciada pelos trabalhadores presentes no plenário veio confirmar a importância do requerimento apresentado pelo vereador Nilsinho (PMDB), presidente da Comissão de Controle da Execução Orçamentária e Financeira do Município, solicitando à Prefeitura uma relação de todos os fornecedores com os quais o Executivo está em débito e os valores devidos.

 

Na tribuna, Nilsinho conclamou a união de todos os vereadores. “Neste momento, precisamos deixar de lado as questões partidárias para exigir uma solução para o problema”, discursou.

 

 O parlamentar lembrou que, na quinta-feira, foram “os filhos foram atingidos pela crise na Prefeitura, com o corte de 25% nos repasses feitos às creches conveniadas à Prefeitura; e nesta sexta, os pais, com a demissão de vários chefes de família pela Vital Engenharia”, lamentou.

 

Também ocuparam a tribuna para manifestar preocupação com a situação do Município e dos trabalhadores da limpeza urbana, os vereadores Agnaldo Bicalho (PT), Dário Teixeira (PT), Roberto Carlos (PV) e Sebastião Guedes (PT).

 

O presidente do Legislativo, Nardyello Rocha (PMDB), decidiu nomear, durante a sessão, uma Comissão Especial para acompanhar a situação da falta de pagamento à Vital Engenharia Ambiental e as demissões anunciadas. Foram nomeados para compor a comissão os vereadores Sebastião Guedes, Nilsinho e Roberto Carlos.

 

“Além da demissão de pais de família, temos um caso que envolve a saúde pública. A limpeza urbana é um trabalho essencial, que não pode parar”, afirmou o Nardyello Rocha.

Início do rodapé