Política do Voluntariado é aprovada na Câmara
Publicada em 23/09/2011 18:49
Foi aprovado, em segunda votação, o Projeto de Lei 118/2011, que institui em Ipatinga a Política Municipal do Voluntariado e Exercício da Cidadania.
De autoria do presidente da Câmara de Ipatinga, vereador Nardyello Rocha (PMDB), o projeto foi apreciado em sessão ordinária e aprovado, por unanimidade, na tarde desta sexta-feira (23).
O presidente da Câmara explicou que a proposta do projeto é preparar cidadãos e instituições para a prática do voluntariado e exercício da consciência cívica.
“Queremos que as pessoas envolvidas com o voluntariado tenham a oportunidade de receber capacitação e se aprimorar naquilo que fazem tão bem e de maneira admirável”, disse Nardyello, para acrescentar, “Afinal, ser voluntário é doar seu tempo em prol de uma causa social, sem remuneração para tal, é algo que merece nossa admiração e incentivo”, salientou.
A política do voluntariado tem como objetivo articular os poderes do Estado, entidades do Terceiro Setor que acolhem voluntários ou desenvolvem atividades de voluntariado; garantir a participação das secretarias do Município e demais órgãos da administração pública na prática do voluntariado, dentre outras.
Para o cumprimento da política proposta, caberá ao Município, por meio da Secretaria de Assistência Social, desenvolver cursos e mecanismos de preparação de voluntariado e entidades; realizar parcerias com universidades, instituições de ensino e conselhos de classe; realizar conferencias, seminários, fóruns e debates sobre o tema, dentre outras atribuições.
Nardyello enfatiza que o trabalho voluntário não substitui ações que são dever do poder público. “Mas é preciso deixar claro que é um trabalho extremamente importante e útil para a sociedade somar forças e, ainda, contribui com o desenvolvimento social”, concluiu o parlamentar.