Início do conteúdo

Servidores concluem curso de Multiplicadores do Sistema da Qualidade de Gestão Ambiental


Publicada em 27/09/2011 17:22

Servidores concluem curso de Multiplicadores do Sistema da Qualidade de Gestão Ambiental

Terminou, nesta terça-feira (26), o curso de auditores do Sistema de Gestão Ambiental, promovido pela Câmara de Ipatinga, com participação de 20 dos seus servidores. O curso teve duração de 40 horas/aula e foi ministrado pela professora Dra. Adriana Ferreira de Faria.

 

O treinamento teve como escopo o estudo dos requisitos da norma NBR 19001; as diretrizes para auditorias de sistemas de gestão da qualidade e/ou ambiental; os critérios para a auditoria; a postura dos auditores, dentre outros itens. O curso faz parte do processo de implantação do Sistema de Gestão Ambiental na Câmara, que buscará a certificação ISO 14001 após todos os trabalhos internos.  

 

Para a servidora Adriana Nogueira, que já é auditora da Qualidade, “participar do curso de Sistema de Gestão Ambiental foi excelente, porque tive a oportunidade de aprimorar mais meus conhecimentos. Essa nova norma (ambiental) trará muitos benefícios para a Câmara, tanto para o processo administrativo, como de educação ambiental”.

 

Os próximos passos da Comissão que acompanha a implantação do Sistema de Gestão Ambiental são definição, pela alta administração, sobre quem será nomeado auditor interno e definição da política ambiental e dos objetivos da instituição. A partir daí, definição das metas, no intuito de minimizar sempre os impactos ambientais causados pela instituição.

 

Na próxima semana, a Dendrus, empresa vencedora da licitação que auxiliará a instituição na busca da certificação, enviará técnicos que se reunirão com os servidores para estabelecer programas e procedimentos a serem documentados.

 

“Vamos estabelecer os procedimentos operacionais para atingir objetivos e metas a serem definidos. Nosso contato com a Câmara será estreito e corriqueiro até a auditoria de obtenção da certificação”, frisou o engenheiro ambiental Erlon Valdetaro, um dos membros da Dendrus.

 

O curso, que começou no dia 22 de agosto, terminou após 40 horas/aula, distribuídas em três módulos. Um dos motivos que deixaram os servidores satisfeitos foi a capacidade técnica e didática da professora adjunta de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Viçosa, Adriana Faria.

 

“Foram 40 horas de aulas técnicas, aprendendo sobre normas, números, tabelas. Compreendemos melhor procedimentos, programas e outros ensinamentos, que poderiam ter sido maçantes, cansativos. Mas a turma foi proativa, interessada, trocamos experiências ricas, porque a professora que conduziu o processo tem, além de muito saber, uma didática muito boa”, disse Maria Celeste, assessora de políticas públicas do Centro de Atenção ao Cidadão (CAC).

Início do rodapé