Vereadores mirins enfrentam primeiro debate antes da eleição
Publicada em 06/10/2011 18:20
Candidatos da Escola Educação Criativa expõem planos políticos
Os seis candidatos a vereadores mirins que representarão a Escola Educação Criativa na eleição marcada para 25 de outubro deram início aos debates na tarde desta quinta-feira (06/10), quando tiveram a oportunidade de expor seus planos políticos diante de seus colegas estudantes.
Mas, antes de iniciar as discussões, o ex-vereador mirim por dois mandatos, o aluno Dener Maia, apresentou sua experiência na Câmara Municipal de Ipatinga.
“Eu aprendi o que é cidadania, o que o vereador faz e vou utilizar tudo isso nas próximas eleições, já que tenho 16 anos e já posso votar. Hoje sou apaixonado por política e passo agora pra vocês a importância de eleger o candidato com consciência”, disse Dener, que representou, em 2008 e 2010, na Câmara Mirim, a Escola Estadual Geraldo Gomes.
São seis os candidatos que lutam por uma vaga reservada à Escola Educação Criativa, todos do 8º ano do ensino fundamental.
O primeiro discurso ficou por conta da aluna Sara Almeida, que prometeu, caso seja eleita, focar seus trabalhos na educação. “Quero investir nos jovens e crianças, porque são eles que comandarão o futuro de nosso país”, disse ela.
Ela promete ainda melhorar a segurança pública em Ipatinga. “Vou garantir ainda a segurança dentro e fora das escolas.”
Muito aplaudida, a aluna Maria Luiza garantiu que irá combater a corrupção na cidade, problema que, segundo ela, “tem corroído a democracia no País”. “É lamentável vivermos em uma cidade onde a corrupção tem predominado. Irei me empenhar para dar mais transparência a tudo que o governo fizer.”
Maria Luiza disse também que quer implantar lixeiras seletivas e equipar com aparelhos de ginásticas os espaços públicos do Município, como o Parque Ipanema.
A terceira estudante a expor suas ideias foi Letícia Dameão, que elegeu três pontos importantes em sua futura carreira política como vereadora mirim: saúde, educação e segurança pública.“Com essas três metas juntas, podemos criar uma sociedade melhor e devolver a tranquilidade aos nossos moradores.”
Logo após, foi a vez da aluna Júlia Brandão dar uma aula de cidadania aos seus companheiros de escola.“É importante votar conscientemente no dia da eleição. Têm pessoas que trocam o voto por dinheiro, vantagens, mas nós iremos votar no nosso melhor candidato, de forma responsável. Por isso, prometo fazer jus à confiança de todos vocês”, disse Júlia.
Ela sugeriu ainda a criação de um endereço eletrônico na internet para receber sugestões e denúncias da população. “Comprometo-me, ao fim do meu mandato, a prestar contas de tudo que fiz como vereadora mirim, com todos os meus projetos”, acrescentou.
O aluno candidato Samuel Feres garantiu reformar parte do Hospital Municipal e todos os demais postos de saúde. “Vou também capacitar e contratar mais profissionais de saúde”, disse ele, que criticou ainda a falta de segurança no Município.
A estudante Laura Matos, sexta candidata à vaga, não pôde comparecer ao debate.
Ao fim das discussões, a coordenadora do ensino fundamental da Escola Educação Criativa, Rosângela Falcão, reiterou a importância do projeto Câmara Mirim: “Escolha bem seu candidato, analise as propostas, para que a escola seja bem representada na Câmara Mirim da próxima legislatura.”
O próximo debate está marcado para o dia 11 de outubro, na Escola Estadual Maurílio Albanese.