Dário cobra medidas da Usiminas e da PMI contra inundações no Bom Retiro
Publicada em 13/10/2011 11:56
“A temporada de chuvas ainda nem começou, mas os problemas já começam a surgir.” Com essas palavras, em tom de alerta, o vereador Dário Teixeira (PT) voltou a chamar a atenção, nesta terça-feira (11), para os riscos de inundações em vários pontos de Ipatinga. “São redes de esgoto e pluvial entupidas, canaletas obstruídas por entulhos e outros problemas provocados pela falta de infra-estrutura ou de ações preventivas por parte do poder público”, relaciona o vereador.
De acordo com Dário Teixeira, “é preciso tomar medidas sérias e urgentes antes que as chuvas cheguem e, com elas, os problemas que a cidade já conhece”. Um dos pontos críticos citados pelo vereador petista é a avenida Pero Vaz de Caminha, no bairro Bom Retiro, próximo ao campo do Jabaquara, que, quando chove, recebe grande quantidade de água vinda do interior da Usiminas.
CONTENÇÃO
O temor do parlamentar é que, com a previsão de chuvas fortes para essa temporada, a avenida Pero Vaz de Caminha volte a sofrer com inundações. “Toda vez que chove forte, a água sai da usina e inunda a avenida. As canaletas à margem não comportam tanta água, que chega a ocupar as ciclovias e calçadas, obrigando ciclistas e pedestres a passarem no meio da via, entre os carros e a água”, relata Dário Teixeira.
O vereador atribui o problema do Bom Retiro à Usiminas e à Prefeitura de Ipatinga. No caso da empresa, conforme o vereador, tem que ser construída alguma barreira de contenção para evitar que a água escorra para as ruas do bairro, ou mesmo uma rede pluvial para impedir inundações em dias de chuva forte. Quanto à PMI, Dário Teixeira disse que é preciso uma manutenção efetiva para desobstrução de canaletas, bocas-de-lobo e redes pluviais.
DENGUE
Dário Teixeira criticou o “descaso” da Prefeitura de Ipatinga com os pontos de maior risco de inundação. “Já fizemos vários alertas, moradores de vários bairros já avisaram sobre os riscos, mas a PMI tem ignorado todos os apelos, assumindo a responsabilidade por problemas que porventura venham a ocorrer em virtude das chuvas”, reforçou o vereador.
A temporada de chuvas, na avaliação do vereador, traz outro risco sério que, em sua opinião, também tem sido ignorado pela Prefeitura Municipal: a dengue. “Em todo momento temos ouvido as autoridades de saúde advertirem para o risco de uma nova epidemia de dengue. Mas, infelizmente, o problema parece que não incomoda à Prefeitura, que tem feito pouquíssimas ações de combate à dengue. É preciso também que a população se empenhe, evitando a formação de focos do mosquito transmissor da dengue, se não quisermos conviver com uma nova epidemia”, alertou Dário Teixeira.