Debate mobiliza mais de 300 alunos da Escola Estadual Almirante Toyoda
Publicada em 19/10/2011 17:46
Parecia uma partida de futebol. Essa era a impressão de quem acompanhava, na manhã desta quarta-feira (19), o debate entre os pré-candidatos a vereador mirim da Escola Almirante Toyoda.
Mais de 300 alunos lotaram a quadra de esportes da escola do bairro Cariru para conhecer as propostas dos seus colegas para a Câmara Mirim de Ipatinga,
cuja eleição será realizada no dia 25 de outubro (terça-feira).
Precedido pela oração do “Pai Nosso” e a execução do Hino Nacional Brasileiro, o debate entre os quatro alunos-candidatos da Escola Almirante Toyoda mobilizou praticamente todas as turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, que lotaram a quadra de esportes e formaram verdadeiras torcidas organizadas.
A cada intervenção, a plateia respondia com aplausos e gritava os nomes dos candidatos. Vanessa Meireles Amorim, Sâmia Doha Saliba, Letícia de Oliveira Costa e Guilherme de Oliveira Lopes são os quatro candidatos da Escola Almirante Toyoda às eleições 2011 da Câmara Mirim de Ipatinga.
Cada um apresentou-se e falou sobre suas propostas, além de pedir o voto dos colegas. Eles também elaboraram cartazes, com slogans e palavras de ordens, e distribuíram os tradicionais “santinhos”.
PROPOSTAS
Embora com propostas diversas, os quatro alunos-candidatos da Escola Almirante Toyoda revelaram as mesmas preocupações: a melhoria da educação e da segurança pública. Combater a violência, no ambiente escolar e nas ruas, por meio de projetos e ações efetivas de conscientização, é unanimidade entre eles.
“Precisamos investir mais na educação para sensibilizar as pessoas, principalmente os jovens, a adotarem uma cultura da paz”, defendeu a aluna Vanessa Amorim. “A integração dos estudantes, por meio de iniciativas das escolas, e o investimento em projetos para a juventude” foram defendidos pela aluna-candidata Letícia Costa.
Para seu colega Guilherme Lopes, é preciso também “reforço do policiamento nas portas das escolas e nas imediações”, opinião compartilhada por Sâmia Saliba, que defende, ainda, a implantação da coleta seletiva de lixo em todas as escolas ipatinguenses.
REFORÇO DA DEMOCRACIA
Aprovado pelos aproximadamente 300 alunos que lotaram a quadra, o debate da “Almirante Toyoda” foi elogiado pela direção da escola. “É emocionante ver que esses jovens já demonstram preocupação com a escola e com a cidade”, afirmou a diretora Alice Martins Costa Pedrosa, que aproveitou para destacar também e a importância da Câmara Mirim, por dar vez e voz aos estudantes e jovens.
Para a bibliotecária Arina Carvalho Lima, que mediou o debate dos candidatos da Escola Almirante Toyoda, “é muito gratificante participar desse momento importante para a democracia”. Ela conclamou todos os estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental a participarem das eleições, no dia 25 de outubro, e darem sua contribuição para a melhoria da escola pública e do município.
A participação dos alunos, que nos últimos dias têm promovido uma intensa campanha eleitoral na escola, também foi destacada pela vice-diretora da E.E. Almirante Toyoda, Joselma Teixeira Felisberto. “Os alunos estão levando essa eleição a sério, pois entendem que é uma oportunidade para manifestarem seus desejos e reivindicações”, afirmou.